Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Novos documentos atualizam legado de Fritz Müller

Material com mais de 135 páginas de informações foi entregue à municipalidade pelo Instituto Histórico de Blumenau. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) recebeu uma importante contribuição sobre a genealogia de Fritz Müller. A documentação foi entregue pela historiadora e sócia do Instituto Histórico de Blumenau (IHB), Anamaria Ludwig Moraes, ao secretário […]

Publicado em 06/07/2022 às 01:15


Material com mais de 135 páginas de informações foi entregue à municipalidade pelo Instituto Histórico de Blumenau.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) recebeu uma importante contribuição sobre a genealogia de Fritz Müller. A documentação foi entregue pela historiadora e sócia do Instituto Histórico de Blumenau (IHB), Anamaria Ludwig Moraes, ao secretário de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos, e à diretora do Arquivo Histórico, Sueli Petry. O material, com mais de 135 páginas de informações, foi doado por ocasião do simpósio comemorativo do bicentenário de nascimento do naturalista alemão, realizado em 24 de junho em Blumenau.

Desde 2007, o IHB vem se dedicando ao resgate da memória e legado do Dr. Fritz Müller com o objetivo de valorizar seu importante trabalho em prol da Zoologia, Botânica, Biologia e Ecologia ao nível estadual e nacional. Alguns membros do instituto se destacaram nestas pesquisas ao longo dos anos, como Ana Maria Ludwig Moraes, Lauro Bacca, Michael Delaney, Wieland Lickfeld e Marcos Schroeder.

Há poucos meses, o presidente do IHB Marcos Schroeder estabeleceu contato com o pesquisador-genealogista alemão Ingolf Baum, que tem se dedicado em registrar toda a descendência de Fritz Müller e também dos antepassados do imigrante alemão. Através da solicitação do instituto, o autor que elaborou e reuniu os dados da história e genealogia da família Müller de maneira ampla e minunciosa autorizou que fosse doada uma cópia ao município para constar no Arquivo Histórico da cidade para pesquisa e guarda.

O secretário de Cultura de Blumenau, Rodrigo Ramos, destacou que a documentação vai se somar ao grande mapa genealógico que vem sendo feito para atualização dos dados sobre a Família de Fritz Müller. “É uma importante contribuição… agradecemos a parceria do IHB com a Secretaria de Cultura de Blumenau”, destacou.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Foto e Fonte: Prefeitura de Blumenau