Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Novos bombeiros catarinenses realizam instrução sobre atuação em deslizamentos em Blumenau

O 3º Batalhão recebe os 92 alunos-soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para uma instrução de intervenção em áreas deslizadas em Blumenau nesta semana. As aulas ocorrem num terreno da região da Nova Rússia, onde os alunos são ensinados na prática sobre como agir numa ocorrência de deslizamento com vítimas. O […]

Publicado em 07/04/2021 às 01:17


Foto Bombeiros

O 3º Batalhão recebe os 92 alunos-soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para uma instrução de intervenção em áreas deslizadas em Blumenau nesta semana. As aulas ocorrem num terreno da região da Nova Rússia, onde os alunos são ensinados na prática sobre como agir numa ocorrência de deslizamento com vítimas. O curso faz parte do último mês de formação dos novos bombeiros militares catarinenses.

São três dias seguidos de instruções, que começaram nesta quarta-feira (07). Em cada dia, mais de 30 alunos aprenderão, durante 10 horas, técnicas de escavações com ferramentas e com assistência de água, escoramento seguro, auxílio ao serviço de cães de busca e auto salvamento em caso de ficarem presos na lama. O módulo de Noções em Intervenção em Áreas Deslizadas possui um total de 16 horas, sendo seis horas teóricas já ministradas. O conteúdo faz parte do Curso de Formação de Soldados e tem como foco a salvaguarda dos socorristas.

“O grande objetivo da instrução prática é ensinar esses novos bombeiros a atuar com o máximo de segurança possível num cenário de deslizamentos de terra, que é extremamente instável e imprevisível, protegendo a si mesmo e possíveis vítimas vivas. Após garantir a segurança, que é a parte mais difícil da ocorrência, eles estarão aptos a efetuar o resgate”, pontuou o 1º Tenente Fillipi Pamplona, coordenador das instruções.

Após a formação, os bombeiros militares que vierem a participar da Força-Tarefa de seus batalhões poderão participar do curso completo, que possui 60 horas intensivas sobre deslizamentos e é realizado no município de Xanxerê. Embora ocorra no Oeste de Santa Catarina, o curso tem relação direta com o Blumenau, pois ele foi idealizado após as dificuldades operacionais encontradas pelo CBMSC na enchente de 2008.

“Os deslizamentos de terra têm marcado a história de Blumenau, com participação dos bombeiros militares. Em 2008, tivemos uma grande tragédia, com mais de 100 mortos na região, quando trabalhamos por mais de um mês. Aprendemos com aquele desastre e, em 2019, os bombeiros de Blumenau retiraram um operário vivo de um soterramento após mais de 10 horas de um trabalho altamente técnico, mostrando a evolução do serviço. Agora em 2021, temos a oportunidade de transmitir o conhecimento que adquirimos ao longo desse tempo aos novos soldados da corporação”, explicou o Tenente-Coronel BM Jorge Artur Cameu Júnior, comandante do 3º Batalhão.

Em maio, os 92 novos soldados serão distribuídos por todo o estado e levarão consigo os conhecimentos aprendidos sobre deslizamentos em Blumenau. Toda a logística das instruções práticas foi executada com recursos do 3º Batalhão de Bombeiros Militar com apoio do poder municipal. “É importante ressaltar a parceria da prefeitura de Blumenau. Todos os esforços que envolveram desde a prospecção do terreno ideal até a disponibilização de cargas de terra tiveram auxílio incondicional das Secretarias de Defesa Civil e de Conservação e Manutenção Urbana e da Intendência Distrital do Grande Garcia”, destacou o comandante.

Foto Bombeiros