Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Novo livro lançado pela EdiFURB resgata parte da colonização italiana do sul do Brasil

A Editora da FURB está lançando uma nova e importante obra: Colonização e Descendência Italiana de Ascurra, de Amauri Alberto Buzzi. O proposito desse livro é justamente oferecer um recorte da colonização italiana ocorrida no sul brasileiro, em particular no município catarinense de Ascurra. A validade e pertinência de um projeto como esse existe porque […]

Publicado em 25/02/2021 às 08:00


A Editora da FURB está lançando uma nova e importante obra: Colonização e Descendência Italiana de Ascurra, de Amauri Alberto Buzzi. O proposito desse livro é justamente oferecer um recorte da colonização italiana ocorrida no sul brasileiro, em particular no município catarinense de Ascurra. A validade e pertinência de um projeto como esse existe porque apesar de haver outros materiais sobre o assunto, nenhum outro se detêm cirurgicamente sobre esse município do Vale do Itajaí.

                Amauri Alberto Buzzi, autor da obra, apesar de não ter nascido no município sobre o qual escreve, nasceu em Rodeio, cidade que compõe uma das muitas daquelas que recebeu imigrantes de origem italiana. Assim, o tema descrito em seu livro lhe é familiar na medida em que é filho de descentes de imigrantes italianos oriundos de Cremona (Lombardia) e Castelnuovo (Trento). Atualmente, todavia, reside em Blumenau onde atua como empresário da construção civil e professor universitário na Universidade Regional de Blumenau (FURB).

                Colonização e Descendência Italiana de Ascurra é uma obra ampla. Retrata maneirismo e costumes de época, muitos desses já perdidos, mas resgatados ao longo de seu texto. No livro é possível encontrar, com detalhes, assuntos dos mais variados: a demarcação da colônia, a fundação de Ascurra, as práticas religiosas daqueles que ali primeiro estiveram, perfis de importantes lideranças e personalidades marcantes daquelas localidade, além de uma série de outros aspectos. A grande riqueza da obra, além de seu texto, está em seu vasto material fotográfico, que revela, em detalhes, muito do passado.

                Sinopse da obra:

                Há muitos trabalhos sobre a colonização italiana no sul do Brasil. Dessa forma, não vamos trazer nenhuma nova luz aos fatos, mas  apenas repetir a história com enfoque no município de Ascurra e suas eventuais influências. Assim mesmo foi necessário um longo tempo para localizar e recuperar o material necessário, incluindo-se o material que já estava pronto. Nos valemos de historiadores como José Escalabrino Finardi, Josée Ferreira da Silva, Frei Ary Pintarelli etc. Sugerimos uma leitura crítica nos escritos sobre as diferenças havidas entre religiosos da época. Certamente deixamos em aberto muito material a respeito, que requer outra oportunidade. Inclusive, para registrar, o presente ouvimos no arquivo histórico de Blumenau a severa crítica de que os italianos não tem têm material para preservar a sua memória. Isso foi mais um incentivo à este trabalho, que contém  um acervo fotográfico recuperado para a posteridade e que pode ser parte de um álbum fotográfico ainda incompleto, mas ao alcance de todos.

Amauri Alberto Buzzi