Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Novo ESF da Velha vai atender cerca de 1.200 famílias. Equipe do SF Waldemar Felski já iniciou atendimentos aos usuários.

Foi entregue na manhã desta quarta-feira, dia 10, a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Waldemar Felski. Localizada na Rua General Osório, 660, a equipe irá atender cerca de 1.200 famílias da região do bairro Velha. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, do secretário de Promoção da Saúde […]

Publicado em 10/07/2019 às 05:45


Foto: Marcelo Martins.

Foi entregue na manhã desta quarta-feira, dia 10, a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Waldemar Felski. Localizada na Rua General Osório, 660, a equipe irá atender cerca de 1.200 famílias da região do bairro Velha. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, do secretário de Promoção da Saúde (Semus), do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), além de vereadores e membros da comunidade.

Após a cerimônia, a unidade já estava de portas abertas para atender a comunidade, que pode procurar assistência para agendamento, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O novo ESF disponibiliza consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, pré-natal, pequenos procedimentos cirúrgicos, entrega de medicamentos, teste do pezinho, grupos de saúde, inserção de DIU, lavagem de ouvido, entre outros procedimentos.

O prefeito Mário Hildebrandt ressaltou a importância dos profissionais que atuam na rede de atenção básica na realização do atendimento à comunidade, bem como o empenho e desejo da administração municipal de ter instrumentos para proporcionar uma saúde cada vez melhor aos blumenauenses.

O investimento para proporcionar uma estrutura que dispõe de área de recepção com espaço de espera adequado; sanitários acessíveis; área da farmácia; sala para grupos operativos de saúde; local de atendimento para odontologia; consultórios para médico e enfermeira; e ainda sala para acolhimento, observação e procedimentos, bem como para agentes de saúde; foi de R$ 270 mil, com recursos próprios do município.

A nova unidade conta também espaço para os servidores, como copa, serviço e sanitários e estacionamento frontal com vagas preferenciais. Também foi realizada a aquisição de mobiliário novo para melhor prestação do atendimento, com aplicação em torno de R$ 200 mil.

Nome é homenagem à farmacêutico da cidade
Waldemar Felski nasceu em 1928 e atuou como farmacêutico em Blumenau. Iniciou suas atividades na área em 1939, como aprendiz na Farmácia Glória. Nesse período, obteve o Certificado de Habilitação de Prático de Farmácia e em 1974 foi inscrito no Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina como Oficial de Farmácia Provisionado. Foi proprietário da farmácia Colúmbia, no bairro Velha, onde trabalhou por mais de 50 anos, até 2011. Faleceu em março do ano passado, aos 89 anos.

Assessora de Comunicação: Marília Prado.
Foto: Marcelo Martins.