Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Nesta quinta-feira, dia 16, a Prefeitura de Blumenau iniciou a 2ª etapa da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza, do Ministério da Saúde.

Inicia nesta quinta-feira, dia 16, e vai até 8 de maio, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, do Ministério da Saúde. Neste período são incluídos nos grupos, que já era composto por idosos e trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários […]

Publicado em 17/04/2020 às 09:27


Inicia nesta quinta-feira, dia 16, e vai até 8 de maio, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, do Ministério da Saúde. Neste período são incluídos nos grupos, que já era composto por idosos e trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, além dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

A meta do MS para toda a campanha é imunizar 90% de pouco mais de 125 mil pessoas, o que contempla todos os grupos. A inclusão de motoristas do transporte coletivo, portadores de deficiência e caminhoneiros, por exemplo, não está computada neste total. Na primeira etapa, cerca de 28 mil doses da vacina já foram aplicadas, desde o dia 23 de março quando a Campanha iniciou. Fazem parte do público da primeira etapa em torno de 40 mil pessoas.

Em Blumenau, a vacina continuará sendo disponibilizada por meio de agendamento eletrônico, com 30 salas de vacina, em Ambulatórios Gerais (Ags) e Estratégia Saúde da Família (ESFs) atendendo exclusivamente os grupos prioritários. A expectativa da Prefeitura de Blumenau é disponibilizar novo agendamento a partir desta quinta-feira, dia 16, mas não há definição de horário. O usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a situação.

Nestes primeiros dias de inclusão dos novos grupos, a marcação por meio do aplicativo Pronto será exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais. Os demais grupos devem agendar pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou por contato telefônico com a sua unidade de saúde. O Pronto mobile pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS e uma nova versão, contemplando os demais grupos, deve ser disponibilizada nos próximos dias.

Confira os documentos de comprovação da condição profissional ou de saúde, que a população pode apresentar no momento da vacinação, segundo o Ministério da Saúde:

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais:

Prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, prescrição médica que indique a doença crônica.

População de Caminhoneiros

Carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes (categoria de motorista), carteira de habilitação (p/ motorista com categorias C ou E que conste no quadro observações: exerce atividade remunerada) ou crachá funcional.

População de trabalhadores portuários

Comprovante do registro no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), carteira de sócio(a) do sindicato da categoria, contracheque com documento de identidade, declarações dos serviços onde atuam, carteira de trabalho ou crachá funcional.

População de Profissionais de Transporte Coletivo

Carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio (a) dos sindicatos de transportes – Sindicato dos Motoristas e Cobradores, carteira de habilitação (para motorista – categorias D ou E) ou crachá funcional.

Veja quem pode agendar a vacina:

  • Idosos e trabalhadores da saúde
  • Profissionais das forças de segurança e salvamento
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis
  • Caminhoneiros
  • Motoristas de transporte coletivo

Em Blumenau, a vacina continua sendo disponibilizada por meio de agendamento eletrônico.

O usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a situação.

Fonte: Prefeitura de Blumenau