Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos
  • Ocorrências

Não se assustem. Começou o Simulado de Reação a Desastres em Blumenau. Isto faz parte dos treinamentos de salvamentos. Movimento é grande no Sesi e no Exército.

Treinamento desta terça-feira, dia 15, teve atendimento a ocorrências de deslizamentos e busca de mantimentos em Rio do Sul pelo Exército com o Helicóptero. Simulado segue até quinta-feira em Blumenau, Gaspar, Pomerode e Itajaí. Fotos #BlogdoJaime.

Publicado em 15/05/2018 às 08:33


Não se assustem. Começou o Simulado de Reação a Desastres em Blumenau. Isto faz parte dos treinamentos de salvamentos. Movimento é grande no Sesi e no Exército.

Foto #BlogdoJaime

Foto #BlogdoJaime

Foto #BlogdoJaime

Treinamento desta terça-feira, dia 15, teve atendimento a ocorrências de deslizamentos e busca de mantimentos em Rio do Sul pelo Exército com o Helicóptero.

Foto #BlogdoJaime.

Foto #BlogdoJaime.

Foto #BlogdoJaime.

Foto #BlogdoJaime.

A Defesa Civil de Blumenau iniciou às 12h desta terça-feira, dia 15, as atividades práticas do Simulado de Reação a Desastres. Um pouco mais cedo, às 11h, foi realizada mais uma reunião com as entidades do município que compõem o Grupo de Ações Coordenadas (Grac). O encontro, com a participação do prefeito Mário Hildebrandt, serviu para finalizar os últimos detalhes e prosseguir com as operações de prevenção e atendimento às ocorrências.

Segundo nota fictícia divulgada pela Defesa Civil do Estado, o nível do rio Itajaí-Açu registrou às 7h desta manhã a marca de 4,35 metros. A previsão é que até o início da noite o nível chegue próximo aos 12 metros, mantendo esta margem ainda na quarta-feira, dia 16. Para este primeiro dia de treinamento, serão realizadas inicialmente duas ocorrências. Às 15h, um helicóptero de Rio do Sul vai sobrevoar a cidade e também entregar itens de assistência humanitária (IAH) no Centro Regional de Gerenciamento de Desastres em Blumenau (Cigerd), situado no Complexo Esportivo do Sesi.

Às 20h, a Defesa Civil, com a participação de entidades, incluindo outras secretarias municipais, fará uma vistoria em encostas para evacuar pessoas que estão em perigo. A proposta é atender 20 pessoas atingidas por deslizamentos com a remoção de cinco delas para atendimento junto ao Samu. Para compor este panorama, o abrigo que funciona no Clube Caça e Tiro Blumenau, na Rua Itajaí, será ativado.

A Defesa Civil também programou para esta terça-feira, às 18h, nova reunião com os participantes do Grac. O encontro, na sede da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), vai servir para atualizar as informações sobre os atendimentos às ocorrências, bem como repassar às instituições envolvidas os encaminhamentos necessários para o simulado.

Durante as atividades, as equipes da Defesa Civil e entidades da cidade estarão de plantão 24 horas para o treinamento, com o registro das ocorrências pelo número 199. De acordo com levantamento prévio, somente em Blumenau vão participar das ações cerca de mil pessoas, incluindo o contingente de 650 soldados do Exército. O simulado é uma iniciativa do governo federal e conta ainda com a participação dos municípios de Pomerode, Gaspar e Itajaí.

 

Assessor de comunicação: Joni César