Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Moradores dos bairros Ponta Aguda e Fortaleza recebem obras de pavimentação.

A Prefeitura de Blumenau entregou neste sábado, dia 27, a pavimentação das ruas David Manarin, na Ponta Aguda, e Rogério de Andrade, na Fortaleza. As obras somam mais de 300 metros de novo calçamento executado por meio do Programa Pavimenta Ação, o sistema municipal de mutirão. Nele, a população contribui com um terço dos custos da obra, enquanto o município investe os dois terços restantes. A partir do mês de março, as planilhas serão divulgadas a cada 60 dias, tanto no Portal Transparência do site da Prefeitura, quanto no mural físico da Secretaria de Obras.

Publicado em 29/02/2016 às 12:47


Moradores dos bairros Ponta Aguda e Fortaleza recebem obras de pavimentação.

Foto de Eraldo Schnaider - PMB

Foto de Eraldo Schnaider – PMB

A Prefeitura de Blumenau entregou neste sábado, dia 27, a pavimentação das ruas David Manarin, na Ponta Aguda, e Rogério de Andrade, na Fortaleza. As obras somam mais de 300 metros de novo calçamento executado por meio do Programa Pavimenta Ação, o sistema municipal de mutirão. Nele, a população contribui com um terço dos custos da obra, enquanto o município investe os dois terços restantes.

 

Durante a manhã, o prefeito Napoleão Bernardes esteve nas duas ruas para conferir de perto o resultado das obras. Nas visitas, ele parabenizou todos os que confiaram suas economias no sistema de mutirão, que até o momento já viabilizou quase trinta novas pavimentações em diferentes bairros. Juntas, as duas pavimentações receberam investimentos municipais na ordem de R$ 190 mil, além da contribuição dos moradores nos custos com o pavimento.

 

“A Prefeitura não consegue fazer sozinha todas as obras que a cidade precisa, assim como não conseguiríamos terminar nossa rua sozinhos. Por isso, o mutirão é tão importante, vale a pena para os dois lados”, destacou Marlene do Carmo Ziener, moradora da Rua Rogério de Andrade.

 

Na Rua David Manarin, onde a comunidade sofreu problemas de acessibilidade nos desastres de 2008 e 2011, o sentimento de satisfação também era mútuo. “Sem o apoio do poder público e a compreensão dos moradores, nada teria sido feito. Dá trabalho, mas é mesmo um caso em que a união fez a força”, colocou o morador Rui Monteiro.

 

Pavimenta Ação

Atualmente, mais 10 obras seguem em execução e outras 27 estão em licitação pelo Programa Pavimenta Ação, com previsão de que 70 pavimentações sejam viabilizadas até o fim do ano. Conforme explica o secretário de Obras, Paulo França, o bom ritmo dos trabalhos do mutirão é devido à confiança da população nos novos critérios de execução das obras, pautados pelo mérito de engajamento das comunidades.

 

Para acompanhar a celeridade dos processos, a tabela de ruas, compreendendo as vias participantes e cronograma de obras do Programa Pavimenta Ação, será atualizada este ano em novo período. A partir do mês de março, as planilhas serão divulgadas a cada 60 dias, tanto no Portal Transparência do site da Prefeitura, quanto no mural físico da Secretaria de Obras.

Assessora de Comunicação: Denisse Lopes