Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos
  • Saúde

Meta de vacinação contra poliomielite e sarampo é ultrapassada, em Blumenau.

Segundo Dia D de vacinação neste sábado, dia 1º, teve salas de vacina abertas até 17h. Foto Eraldo Schnaider.

Publicado em 03/09/2018 às 07:14


Meta de vacinação contra poliomielite e sarampo é ultrapassada, em Blumenau.
Segundo Dia D de vacinação neste sábado, dia 1º, teve salas de vacina abertas até 17h.

Foto Eraldo Schnaider.

Blumenau ultrapassou a meta de vacinação contra poliomielite e sarampo, que era imunizar 95% das crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Dados divulgados pela Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) indicam que até o fim da campanha 15.779 doses contra poliomielite foram aplicadas, e 15.246 contra sarampo. O que corresponde, respectivamente, a 102 e 98% de cobertura vacinal.

O segundo Dia D de vacinação aconteceu neste sábado, dia 1º. As salas de vacina de todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) do município receberam pais e crianças das 8h às 17h. A finalidade foi auxiliar as pessoas que não poderiam ir até uma unidade de saúde durante a semana.

Além do novo Dia D, Blumenau também contou com outras estratégias para atingir a meta. Ao longo das últimas duas semanas os AGs atenderam em horário estendido, até as 21h, de segunda a sexta-feira. Outra ação feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi o envio de bilhetes nas agendas das crianças informando sobre a necessidade da vacinação. Além disso, agentes de saúde das unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) fizeram a busca nominal de famílias que estavam em falta com a vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo iniciou em agosto, sob orientação do Ministério da Saúde, com o intuito de diminuir a possibilidade de retorno da poliomielite e a reemergência do sarampo. As doenças já haviam sido eliminadas do país, mas os recentes casos de sarampo registrados em estados como o Amazonas, e inclusive no Rio Grande do Sul, alertam para a possibilidade de reintrodução.

Assessora de comunicação: Julia S. Schaefer