Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos
  • Saúde

Mês Março Roxo: Blumenau é a primeira cidade do país a ter um mês dedicado à Epilepsia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que existem aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de epilepsia, uma das doenças neurológicas mais comuns no planeta. Ela é um tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades. Outros dados apontam que a doença atinge entre uma e duas pessoas em um grupo de 10 indivíduos. Confira a programação: Sábado (4/3): pintura da ponte Comendador Souza e Silva, no Centro de Blumenau, a partir das 9h. Sábado (11/3): aula de Zumba e tenda Sesc no Parque Ramiro Ruediger, a partir das 14h. Sábado (18/3): pedágio da informação, a partir das 9h. Será no semáforo da Rua Sete de Setembro, na esquina com Alameda Rio Branco. Sábado (26/3): 1ª Caminhada Março Roxo Blumenau, a partir das 9h. A concentração será em frente à Prefeitura Municipal.

Publicado em 01/03/2017 às 07:12


Mês Março Roxo: Blumenau é a primeira cidade do país a ter um mês dedicado à Epilepsia.

 

Foto divulgação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que existem aproximadamente 50 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de epilepsia, uma das doenças neurológicas mais comuns no planeta. Ela é um tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades. Outros dados apontam que a doença atinge entre uma e duas pessoas em um grupo de 10 indivíduos. Só no Brasil, cerca de três milhões de pessoas têm epilepsia.  E dia 26 de março é o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, por isso Blumenau terá uma programação especial ao longo do mês para conscientizar e orientar a população sobre a doença. A cidade é a única no país a ter o Março Roxo instituído.

A iniciativa foi da professora Priscila Francisca Krieger, que convive de perto com essa realidade. Sua filha, Camille, hoje com cinco anos, teve sua primeira crise aos 10 meses. “A falta de informação sobre a epilepsia ainda é muito grande, sem falar no preconceito que muitos sofrem por isso. O Março Roxo tem a proposta de orientar a população em geral sobre a doença”, conta.

Confira a programação:

Sábado (4/3): pintura da ponte Comendador Souza e Silva, no Centro de Blumenau, a partir das 9h.

Sábado (11/3): aula de Zumba e tenda Sesc no Parque Ramiro Ruediger, a partir das 14h.

Sábado (18/3): pedágio da informação, a partir das 9h. Será no semáforo da Rua Sete de Setembro, na esquina com Alameda Rio Branco.

Sábado (26/3): 1ª Caminhada Março Roxo Blumenau, a partir das 9h. A concentração será em frente à Prefeitura Municipal.