Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Memória Digital: Comemoração 200 anos Dr. Blumenau.

Após seis anos de fundação, a Colônia de Blumenau já apresentava indícios de que se tornaria uma cidade próspera. Seu desenvolvimento era constante e, neste curto espaço de tempo, já existiam bonitas ruas e casas elegantemente construídas. Os trabalhadores eram bem pagos e respeitados assim como os proprietários abastados e, a busca por profissionais das […]

Publicado em 08/08/2019 às 02:20


Foto: Divulgação.

Após seis anos de fundação, a Colônia de Blumenau já apresentava indícios de que se tornaria uma cidade próspera. Seu desenvolvimento era constante e, neste curto espaço de tempo, já existiam bonitas ruas e casas elegantemente construídas. Os trabalhadores eram bem pagos e respeitados assim como os proprietários abastados e, a busca por profissionais das mais diversas áreas era constante.

A maioria dos habitantes não se interessava pelas coisas do governo ou pelas leis do Império, pois se dedicavam arduamente ao trabalho e sobrava pouco tempo para as manifestações políticas ou conflitos com as autoridades. Embora o governo não medisse esforços para a prosperidade da colônia, desde a construção de pontes e de escolas, como na vinda de pastores protestantes.

No entanto, as benfeitorias e o constante desenvolvimento da colônia, eram seguramente ligados ao Dr. Blumenau. Em correspondências enviadas por emigrantes aos seus familiares que permaneceram na Europa, nota-se o constante reconhecimento e gratidão por ele, que era considerado um eficiente advogado a favor dos emigrantes.

Fonte: Fundação Cultural de Blumenau/Arquivo Histórico José Ferreira da Silva /Revista Blumenau em Cadernos TOMO VII n.10 /1966, p.196-200.

Foto: Divulgação.