Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Melhorias de rodovias entre Serra e Litoral v√£o impulsionar desenvolvimento regional de SC.

Trinta e cinco anos ap√≥s a pavimenta√ß√£o da Serra do Rio do Rastro, uma nova esperan√ßa surge para as liga√ß√Ķes entre o Sul de Santa Catarina e a Regi√£o Serrana. Tr√™s novas rotas receber√£o asfalto e facilitar√£o o deslocamento de mercadorias e turistas entre o Litoral e o Planalto Serrano. Em recente roteiro pelo Sul, […]

Publicado em 08/09/2021 às 12:00


Trinta e cinco anos ap√≥s a pavimenta√ß√£o da Serra do Rio do Rastro, uma nova esperan√ßa surge para as liga√ß√Ķes entre o Sul de Santa Catarina e a Regi√£o Serrana. Tr√™s novas rotas receber√£o asfalto e facilitar√£o o deslocamento de mercadorias e turistas entre o Litoral e o Planalto Serrano. Em recente roteiro pelo Sul, o governador Carlos Mois√©s assinou a ordem de servi√ßo para a pavimenta√ß√£o da Serra do Corvo Branco e autorizou o in√≠cio da licita√ß√£o para a Serra do Faxinal. Al√©m disso, o Governo do Estado entregou √† Assembleia Legislativa (Alesc) um projeto de lei para destinar R$ 15 milh√Ķes para terminar as obras na Serra da Rocinha, na BR-285.

‚ÄúS√£o investimentos que far√£o a diferen√ßa para o futuro do Sul e tamb√©m da Serra. Tanto o Corvo Branco quanto a Serra do Faxinal possuem um potencial tur√≠stico imenso. A pavimenta√ß√£o possibilitar√° um aumento do movimento de pessoas e consequentemente trar√° mais movimento econ√īmico e novos neg√≥cios. No caso da BR-285, ela ajudar√° no transporte de mercadorias e far√° com que boa parte da produ√ß√£o do Rio Grande do Sul possa ser escoada pelo Porto de Imbituba‚ÄĚ, afirma o governador.

O secret√°rio de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, destaca que o volume de investimentos destinado pelo Governo do Estado para os asfaltamentos e melhorias √© sem precedentes. S√£o R$ 40 milh√Ķes para a Serra do Corvo Branco, R$ 58,9 milh√Ķes para a Serra do Faxinal, R$ 15 milh√Ķes para a finaliza√ß√£o da Serra da Rocinha e mais R$ 20 milh√Ķes para a maior interven√ß√£o de engenharia pela qual a Serra do Rio do Rastro j√° passou desde a sua inaugura√ß√£o.

‚ÄúSanta Catarina est√° construindo novos rumos. O Governo entende que a infraestrutura √© a base para o desenvolvimento e por isso est√° investindo pesado na √°rea. Inclusive, estamos colocando recursos do caixa estadual em obras federais, como √© o caso da Serra da Rocinha. Para o Sul e a Serra, a pavimenta√ß√£o dessas estradas ser√° um divisor de √°guas, que impulsionar√° o desenvolvimento regional‚ÄĚ, diz Vieira.

Obras vão destravar gargalos logísticos

No setor produtivo, o clima √© de expectativa. O vice-presidente regional Sul da Federa√ß√£o das Ind√ļstrias (Fiesc), Jos√© Carlos Spricigo, diz que, no caso espec√≠fico da Rocinha, a obra pronta deve produzir uma movimenta√ß√£o econ√īmica anual superior a R$ 200 milh√Ķes. Segundo o empres√°rio, em muitos casos a produ√ß√£o agr√≠cola e de mercadorias √© reduzida por causa dos gargalos log√≠sticos.

‚ÄúTrata-se de uma obra que ser√° fundamental para a nossa regi√£o, pelo movimento econ√īmico que ela vai gerar. √Č gratificante saber que o governador colocou a infraestrutura como uma prioridade efetiva.Hoje o Sul cresce em n√≠veis inferiores √†s outras regi√Ķes. N√£o tenho d√ļvidas de que alcan√ßaremos o desenvolvimento com esses investimentos log√≠sticos‚ÄĚ, aposta Spricigo.

Outro fator que ajudou recentemente a região foi a conclusão da duplicação da BR-101, no trecho entre Palhoça e a divisa com o Rio Grande do Sul. O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Junior, conta que a pavimentação das serras multiplicará o embarque de cargas no porto da cidade. Com capacidade para receber grandes navios, a estrutura tem um bom potencial de crescimento.

‚ÄúPara a regi√£o produtora do Norte do Rio Grande do Sul, vai ser mais f√°cil escoar a produ√ß√£o pelo porto de Imbituba depois que a BR-285 estiver conclu√≠da. A √ļnica op√ß√£o para eles hoje √© o porto de Rio Grande, que fica mais distante. N√≥s vemos com muita expectativa esse momento. S√£o investimentos que h√° muito n√£o se via‚ÄĚ, diz o prefeito.

Expectativa no turismo

Nos Campos de Cima da Serra, o sentimento tamb√©m √© de ansiedade. Para Ana Vieira, que coordena o setor de pol√≠ticas de turismo na associa√ß√£o de munic√≠pios local (Amures), a pavimenta√ß√£o do Corvo Branco e a restaura√ß√£o da Serra do Rio do Rastro aumentar√£o a seguran√ßa de quem trafega pelo local. Uma consequ√™ncia l√≥gica disso ser√° o aumento do fluxo de pessoas. Ela conta que, durante as √ļltimas f√©rias escolares de julho, o movimento j√° surpreendeu.

‚ÄúCom a conclus√£o dessas obras, n√≥s conseguiremos avan√ßar com o projeto da Rota C√™nica, que faz a liga√ß√£o entre as duas serras e forma um anel com os munic√≠pios do lado de baixo. Al√©m disso, os turistas ter√£o mais seguran√ßa para subir. Na Serra do Rio do Rastro, a conten√ß√£o das encostas √© fundamental. J√° no Corvo Branco, o asfalto vai aumentar e muito o movimento. Mais de 80% do nosso p√ļblico hoje √© rodovi√°rio‚ÄĚ, conta Ana.

Como está a situação de cada uma das serras:

Serra do Rio do Rastro

Considerada uma das estradas mais belas do mundo, a rodovia foi inaugurada em 1986 ap√≥s dois anos de obras. Por 35 anos, tem sido a √ļnica liga√ß√£o pavimentada entre o Litoral Sul e o Planalto Serrano. O Governo do Estado est√° investindo cerca de R$ 20 milh√Ķes na maior interven√ß√£o de engenharia desde a inaugura√ß√£o. O trabalho consiste na edifica√ß√£o de uma s√©rie de conten√ß√Ķes para evitar o desmoronamento de rochas, que frequentemente interditavam a rodovia e colocavam os motoristas em risco. A previs√£o √© que as obras terminem no fim deste ano.

Serra do Corvo Branco

Desbravada h√° mais de 60 anos, liga os munic√≠pios de Urubici e Gr√£o Par√°. O trecho de subida aguarda desde ent√£o pela pavimenta√ß√£o. No √ļltimo dia 27 de agosto, o governador Carlos Mois√©s autorizou o asfaltamento de 9,4 quil√īmetros. O investimento ser√° de mais de R$ 40 milh√Ķes. O prazo de conclus√£o √© de 18 meses.

Serra da Rocinha

Obra federal, a BR-285 √© um corredor bioc√™anico, ligando Ararangu√° ao Chile. No lado catarinense, faltam menos de dois quil√īmetros para terminar a obra. O Governo do Estado, ap√≥s obter autoriza√ß√£o legislativa, investir√° R$ 15 milh√Ķes. Do lado do Rio Grande do Sul, faltam oito quil√īmetros de asfalto para chegar na cidade de S√£o Jos√© dos Ausentes, com obras em andamento.

Serra do Faxinal

A SC-290 liga Praia Grande at√© o Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambar√° do Sul (RS). A pavimenta√ß√£o chegou a come√ßar na d√©cada passada, mas parou antes da conclus√£o. No dia 25 de agosto, o governador autorizou o in√≠cio da licita√ß√£o para asfaltamento, com investimento de aproximadamente R$ 58,9 milh√Ķes.