Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Meio ambiente forma parceira com empresa para preservar Rio Testo. Barreira ecológica será instalada para coletar o lixo.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), firmou parceria com a Karsten para a implantação de uma barreira ecológica para a coleta de resíduos encontrados no Rio Testo, que passa atrás da empresa. O objetivo, além de promover a limpeza do rio, é mensurar e dar o […]

Publicado em 24/10/2019 às 03:30


Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), firmou parceria com a Karsten para a implantação de uma barreira ecológica para a coleta de resíduos encontrados no Rio Testo, que passa atrás da empresa.

O objetivo, além de promover a limpeza do rio, é mensurar e dar o destino correto ao lixo, realizando ainda atividades de educação ambiental com a comunidade e escolas do entorno, para mostrar o impacto que o descarte incorreto gera na natureza, principalmente do plástico. A previsão é de que a instalação seja feita ainda este ano e para a construção da barreira serão utilizados galões plásticos e corda.

Sobre a poluição ambiental
Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo, chegando a 11,3 milhões de toneladas. Desse total, 91% é coletado, mas apenas 1,28% é efetivamente reprocessado e reutilizado como produto secundário. De acordo com a pesquisa, é um dos menores índices encontrado entre os países analisados, bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%. Entre outros efeitos, a World Wide Fund For Nature (WWF) aponta que a poluição do plástico afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água.

Fonte: Prefeitura de Blumenau.
Foto: Divulgação.