Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

MEDIÇÃO DO RIO: Prefeitura de #Blumenau, Defesa Civil Estadual e Furb discutem operação unificada dos sistemas Alertablu e CEOPs

O Prefeito Mário Hildrebrandt, acompanhado da Vice-Prefeita, Maria Regina, e do Secretário de Defesa Civil, Coronel Menestrina, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 01, o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, e a Reitora da Furb, Professora Márcia Sarda.A audiência foi solicitada pelo Município e tratou do serviço oferecido pelo Ceops, […]

Publicado em 02/02/2021 às 08:52


divulgação

O Prefeito Mário Hildrebrandt, acompanhado da Vice-Prefeita, Maria Regina, e do Secretário de Defesa Civil, Coronel Menestrina, recebeu na tarde desta segunda-feira, dia 01, o Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, Aldo Baptista Neto, e a Reitora da Furb, Professora Márcia Sarda.
A audiência foi solicitada pelo Município e tratou do serviço oferecido pelo Ceops, de medição e acompanhamento do nível do rio para a Região do Vale.

O Ceops é um sistema da Furb que existe desde meados da década de 1980 e tem papel importante para Blumenau no monitoramento hidrológico da bacia do rio Itajaí-Açú, bem como na previsão de elevação do nível do rio durante eventos de chuva intensa. No ano de 2014, a Prefeitura criou o sistema de monitoramento e alerta de eventos extremos de Blumenau, o AlertaBlu, um órgão local para previsão e monitoramento meteorológico e climatológico.

Na reunião de hoje ficou acordado que a Prefeitura e o Governo do Estado assumirão gradativamente, após transição e repasse de todas as informações do sistema, a operação do Ceops. “O objetivo sempre foi seguir dando condições de operação ao Ceops, justamente por sabermos e entendermos a importância técnica e histórica que ele e a Furb tem para Blumenau e a Região do Vale. A partir de agora a Prefeitura de Blumenau e o Governo do Estado, através das Secretarias de Defesa Civil, trabalharão para a unificação do sistema, junto com o AlertaBlu, que seguirá então sob responsabilidade operacional do Município. Nossa Defesa Civil é referência e tenho certeza que a unificação dos sistemas só tornará o trabalho de prevenção às cheias ainda melhor”, destaca o Prefeito Mário.

Com a reunião, ficou estabelecido que a Defesa Civil do Município ficará responsável, junto com todos os Professores da Furb que estão envolvidos, por receber e unir as informações do Ceops com o AlertaBlu e repassar as informações à Defesa Civil Estadual. O prazo para a concretização da operação não ficou definido, mas todas as partes entendem a importância da questão e estão dispostas a concluir essa unificação dos sistemas o mais breve possível.

Fonte: Prefeitura de Blumenau