Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Mais de 22 mil crianças são atendidas pela EPT nas ações de volta às aulas. Com o intuito de aumentar a segurança dos alunos, agentes da Seterb fizeram orientações em 28 escolas de Blumenau.

Em fevereiro, a Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), realizou diversas ações educativas e de conscientização no período de volta às aulas. Neste ano, o foco das ações esteve nas escolas que tiveram o novo sistema de semáforos adaptativos implantado.  A grande atração das ações foi o ônibus-cinema, veículo adquirido […]

Publicado em 26/02/2020 às 04:22


Foto: Divulgação.

Em fevereiro, a Escola Pública de Trânsito (EPT), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), realizou diversas ações educativas e de conscientização no período de volta às aulas. Neste ano, o foco das ações esteve nas escolas que tiveram o novo sistema de semáforos adaptativos implantado. 

A grande atração das ações foi o ônibus-cinema, veículo adquirido pela Seterb no início do ano para oferecer ações voltadas à educação no trânsito e que também servirá de base administrativa e atendimento móvel da secretaria. Ao todo, 28 escolas públicas do município foram contempladas com as ações de 10 a 21 de fevereiro, em 17 bairros da cidade, atingindo 22.174 alunos.

Com o impacto das ações direto na comunidade escolar, o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marco Rebello, destaca que as ações potencializam a transmissão da mensagem de conscientização aos alunos para um trânsito mais seguro e consciente.

“Nossos agentes educadores estiveram nas escolas em todos os períodos. Além da informação de segurança viária, de conduta das crianças enquanto pedestres e do cuidado e atenção que devem ter no trânsito, repassamos as orientações do funcionamento desses novos semáforos.” ressalta Rebello. 

Além dos alunos, toda comunidade escolar foi orientada. Professores, pais e servidores das escolas também foram incentivados a reforçarem as informações dos novos semáforos, que devem ser acionados através da botoeira para o pedestre fazer a travessia.

“É importante lembrar que a boa conduta dos motoristas e motociclistas é parte fundamental. Para que redobrem a atenção e reduzam a velocidade próximo às escolas, faixas de pedestre e travessias elevadas. É importante que, além das crianças, os condutores façam a sua parte para um trânsito escolar mais seguro” afirma Rebello.

Em março, a EPT contará com um novo cronograma de ações nas escolas e algumas palestras programadas em empresas, além das ações com o ônibus-cinema. Na medida em que novos semáforos forem implantados, a EPT irá atender as demais escolas e realizar as orientações. A meta é abranger 100% das escolas que contarem com o equipamento. 

Sobre a Escola Pública de Trânsito
A Escola Pública de Trânsito (EPT) promove ações voltadas para educação dos blumenauenses no trânsito, realizando constantemente cursos, palestras e atividades direcionadas para as crianças, por meio de ações como o Teatro de Fantoches e a Pista Educativa de Trânsito. O objetivo da escola é orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, desenvolvendo programas educativos em geral para um trânsito mais humano e seguro. Para agendar uma das atividades da EPT, os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (47) 3381-7007 ou pelo e-mail ept@seterb.sc.gov.br.

Assessora de Comunicação: Eduarda Lúcia Loregian.
Foto: Divulgação.