Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br

    Legislativo entrega Comenda Municipal do Mérito Telmo Gonçalves Duarte. A solenidade homenageou nove pessoas e instituições que atuaram em situações de emergência ou calamidade.

    A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (27) uma Sessão Solene para a entrega da Comenda Municipal do Mérito Telmo Gonçalves Duarte – Em Defesa da Vida. Homenageados: Telmo Gonçalves Duarte (in memória). Clube de Radioamadores de Blumenau. Célia Vicente Maçaneiro. Carlos Cézar Wagner, o Alemão da Alumetal. Ademir Antonio Müller (morador da Fortaleza que atendeu as vítimas da tragédia. Jan Ricardo Dickman pela atuação como bombeiro comunitário. Ex-prefeito de Blumenau Dalto dos Reis. Jeep Clube de Blumenau. José Augusto de Carvalho Nóbrega, ex-secretário da Defesa Civil A Sessão Solene teve a transmissão da TV Legislativa e será reprisada no próximo domingo (30), às 23 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br Foto: Jessica de Morais - Imprensa CMB Foto arquivo #BlogdoJaime (Telmo Defesa Civil)

    Publicado em 28/07/2017 às 09:59


    Legislativo entrega Comenda Municipal do Mérito Telmo Gonçalves Duarte.

      Foto: Jessica de Morais – Imprensa CMB

    Foto #BlogdoJaime

    A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quinta-feira (27) uma Sessão Solene para a entrega da Comenda Municipal do Mérito Telmo Gonçalves Duarte – Em Defesa da Vida. A solenidade homenageou nove pessoas e instituições que atuaram em situações de emergência ou calamidade, em especial aquelas provocadas por eventos climáticos. A homenagem foi realizada no Plenário José Henrique Flores Filho.
    O parlamentar Bruno Cunha (PSB) prestou sua homenagem a José Augusto de Carvalho Nóbrega, ex-secretário da Defesa Civil entre os anos de 1972 a 1989, pelos anos de dedicação a causas comunitárias. “Uma cidade é feita da dedicação e da entrega de cada um de nós”, assinalou Bruno Cunha. O homenageado José Augusto agradeceu ao vereador pela indicação do nome dele para o recebimento da Comenda. “Como é bom receber uma homenagem como esta ainda em vida para poder estender a pessoas que sempre estiveram ao nosso lado incentivando e colaborando para que o êxito fosse alcançado, apesar das adversidades surgidas”, afirmou José.
    O vereador Jens Mantau (PSDB) conferiu a Comenda ao Clube de Radioamadores de Blumenau pelo auxílio prestado aos blumenauenses nos momentos de dificuldade devido a desastres climáticos, em especial nas enchentes que atingiram o município. “O rádio clube se tornou peça fundamental na tarefa de salvar a vida das pessoas atingidas”, mencionou o vereador. Mauro Cerqueira Leite, presidente do Clube de Radioamadores de Blumenau, agradeceu a homenagem. “A Defesa Civil sempre contou e sempre pode continuar contando com o Clube de Radioamadores de Blumenau. É com muita honra que recebemos essa Comenda”, discursou Mauro.
    O vereador Professor Gilson (PSD) prestou seu tributo a Célia Vicente Maçaneiro por seu trabalho voluntário junto a Defesa Civil. Célia colaborou no momento crítico nos deslizamentos de novembro de 2008. Ela abriu um abrigo de auxílio às vítimas do desastre. “Dentre todos os heróis que aqui estão, resolvi escolher uma heroína. Você merece muito mais que uma homenagem. No momento em que mais precisávamos você estava lá”, frisou o parlamentar. Junto dos familiares, Célia Vicente Maçaneiro recebeu o diploma de mérito. “É uma honra muito grande ser lembrada nessa homenagem. Nós não tínhamos outra saída a não ser abrir um abrigo por conta própria. Mas graças ao nosso trabalho e a nossa coragem salvamos a todos. Isso foi o mais importante”, lembrou Célia.
    O presidente da Casa, Marcos da Rosa (DEM), prestou sua homenagem a Carlos Cézar Wagner, o Alemão da Alumetal. Ele foi responsável pela construção do dique do Vorstadt para evitar desastres. “Estou muito feliz e honrado por fazer parte desta cerimônia. Devemos reconhecer e homenagear as pessoas enquanto elas ainda estão entre nós”, comentou o presidente do Legislativo. Carlos Cézar recebeu a Comenda emocionado. “Convivo com enchente há muito tempo. Eu não sou merecedor dessa placa. Quem sustentou a construção do dique foi a comunidade e as empresas. Essa Comenda não é minha, essa Comenda é de todos que colaboraram”, mencionou.
    O vereador Almir Vieira (PP) conferiu a Comenda a Ademir Antonio Müller, morador da região da Fortaleza, pela abertura de um abrigo e prestação do resgate de vítimas na enchente do ano de 2008. “Tenho admiração por ele, um senhor que tem alma de pai, de guerreiro. Uma pessoa quieta, mas que no momento necessário se torna um grande homem”, relatou o parlamentar. Ademir Antonio Müller recebeu a condecoração e lembrou, emocionado, as ações que realizou no período de dificuldade. “Fiquei muito feliz ao ser convidado para receber essa homenagem. Na catástrofe de 2008 ficou clara a importância de ter um abrigo bem estruturado para receber as vítimas dos desastres. Pernoitamos muitas pessoas naquele período crítico”, lembrou Ademir.
    O parlamentar Zeca Bombeiro (SD) homenageou Jan Ricardo Dickman pela atuação como bombeiro comunitário. “Ele presta serviço para os Bombeiros há anos. Eu gostaria de agradecer sua dedicação no atendimento os chamados dos Bombeiros. Você é um exemplo a ser seguido”, comentou Zeca. Jan recebeu a homenagem junto de sua família e de membros do Corpo de Bombeiros. “Certamente é uma grande honra receber esta Comenda. Tomo a liberdade de dividir essa honraria com os demais bombeiros comunitários, pessoas que dedicam seu tempo livre para fazer o bem sem olhar a quem”, frisou Dickman.
    Também prestou homenagem o vereador Ito (PR). Ele entregou a Comenda ao ex-prefeito de Blumenau Dalto dos Reis, que esteve no governo durante as enchentes do ano de 1983 e 1984. “Tenho muito orgulho em ter escolhido-o para homenagear. Ele precisou passar pelo maior desafio da carreira: comandar uma cidade em um momento de calamidade pública. A saída encontrada foi lutar sem abaixar a cabeça”, comentou Ito. O ex-prefeito recebeu emocionado a honraria oferecida. “Foi com especial emoção que recebi o convite para este momento. Senhores vereadores, em verdade, quis a vossa bondade prestar-me essa homenagem. Agradeço ao vereador Ito por propor esta condecoração”, agradeceu Dalto.
    O vereador Alexandre Matias (PSDB) prestou homenagem ao Jeep Clube de Blumenau, pelo auxílio às vítimas das enchentes na cidade, e por contar com um grupo que presta apoio à  Defesa Civil. “O trabalho realizado durante os períodos de enchente é de grande importância. Gostaria de parabenizar a todos os integrantes do grupo”, frisou o vereador. Fabiano Pamplona representou o Clube e recebeu das mãos do vereador o certificado de mérito. “Falar em nome do Jeep Clube é um orgulho. Entrei no ano de 1992. Tive o dessabor de trabalhar em muitas catástrofes, mas isso serviu de experiência para a aprender a ser mais humano em diversas situações. O Jeep Clube está disponível 24 horas por dia para a comunidade blumenauense”, discursou.
    O parlamentar Oldemar Becker (DEM) fez a entrega da Comenda a Telmo Gonçalves Duarte Junior em memória do pai, que nomeou a condecoração. Registrou que Telmo Junior herdou do pai o espírito de voluntariado, ajudando a Defesa Civil nos momentos de necessidade. “Hoje nós temos a oportunidade de fazer essa homenagem em reconhecimento a cada um que estendeu a mão para quem realmente precisa”, justificou Becker. Telmo Junior recebeu emocionado a homenagem das mãos do vereador. “É difícil não se emocionar pelo carinho de todos e o acolhimento de toda uma cidade. É uma honra receber essa Comenda em nome do meu pai. Agradeço em nome da nossa família essa homenagem. São esses atos que nos dão força”, agradeceu.
    A Sessão Solene teve a transmissão da TV Legislativa e será reprisada no próximo domingo (30), às 23 horas, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br
    Sobre Telmo Gonçalves Duarte 
    Telmo Gonçalves Duarte trabalhou na Defesa Civil em prol da segurança dos blumenauenses. Telmo iniciou sua carreira no serviço público no ano de 2005 atuando como gerente de operações de Defesa Civil. No ano seguinte, assumiu a diretoria da Defesa Civil. Em 2014 foi nomeado Secretário de Defesa do Cidadão. Duarte faleceu aos 57 anos no dia 25 de julho de 2015.
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto:  Jessica de Morais – Imprensa CMB
    Foto arquivo #BlogdoJaime (Telmo Defesa Civil)