Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Legislativo de Blumenau presta homenagens em sessão solene.

A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (19), sessão solene mensal de entrega de moções de louvor para sete homenageados. O Legislativo municipal abre esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade, que aconteceu no plenário, contou com as presenças do vice-presidente da […]

Publicado em 23/09/2019 às 05:11


Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB.

A Câmara de Blumenau realizou, na noite desta quinta-feira (19), sessão solene mensal de entrega de moções de louvor para sete homenageados. O Legislativo municipal abre esse espaço para a valorização de personalidades, empresas e instituições pelos relevantes serviços prestados ao município. A solenidade, que aconteceu no plenário, contou com as presenças do vice-presidente da Casa Legislativa, vereador Bruno Cunha (PSB), que presidiu os trabalhos; primeiro secretário da Casa Legislativa, vereador Almir Vieira (PP); segundo secretário da Casa Legislativa, vereador Professor Gilson (PSD); e os parlamentares Alexandre Matias e Jens Mantau, ambos do PSDB. Além deles estiveram presentes representantes do Executivo municipal e homenageados.

O primeiro homenageado da noite foi o Grupo Pacífico Sul. O vereador Almir Vieira foi o autor da moção dada a empresa pelos seus 30 anos de fundação. “É muito importante para nós parlamentares poder destacar empresas que continuam com o passar do tempo a crescer, a se desenvolver, a trazer riquezas para o município. E a Pacífico Sul é uma delas que se destaca a mais de 30 anos e é conhecida em todo o país”.

O fundador e proprietário do Grupo Pacífico Sul, Célio Martins, agradeceu aos vereadores, principalmente ao autor da moção pela homenagem. “O nosso crescimento se deve a perseverança diante dos problemas e você resistir, sempre tirando as pedras do caminho. A empresa surgiu do nada por minhas mãos e chegou no nível que chegou, hoje, com 800 funcionários e 3 mil em confecções, sendo a segunda de Blumenau. Recentemente compramos uma nova marca que está em 46 países e vai alavancar o grupo. Mas a empresa não seria nada se não tivéssemos os funcionários, que junto com a minha família, fazem o grupo crescer e se desenvolver, por isso meu agradecimento é a eles também”.

O parlamentar Alexandre Matias homenageou a Pizzaria e Restaurante Don Peppone, pela passagem dos seus 30 anos de fundação. Apontou que foi uma honra e um privilégio prestar este momento de reconhecimento. “É quase impossível que exista um blumenauense que não conheça esse este restaurante tamanho o reconhecimento no município. Superar a barreira dos 30 anos, num momento econômico que o pais enfrenta, é realmente um motivo e tanto que justifique essa homenagem”, ressaltou, informando que em 2009 conquistou o prêmio de melhor pizzaria de Blumenau. Também divulgou que além de pizzas, o espaço oferece e, seu cardápio massas carnes e peixes e também do prato executivo. Por fim, disse que recentemente o espaço passou por uma reforma completa para melhor receber os clientes.

O proprietário da Pizzaria Don Peppone, José Agostinho Prebianca, apontou a maioria dos funcionários trabalha há mais de 10 anos na pizzaria. Disse que os funcionários se dedicam, se esforçam e sempre tratam bem os clientes. “Na verdade, é uma grande família unida e os funcionários recebem os clientes como convidados, sempre sorrindo e oferecendo um bom atendimento e serviço”. Apontou que o segredo para o sucesso é a dedicação e o cuidado, desde a compra do produto, a preparação, até a entrega para cliente. “Eu, como proprietário, fico responsável pelas compras e nós trabalhamos com produtos frescos, novos e de excelente qualidade para resultar num prato saboroso”, concluiu.

O vereador Bruno Cunha entrou moção de louvor ao Programa Esquadrão Pet, pelos relevantes trabalhos sociais prestados às políticas públicas de proteção animal. Disse que foi um momento de felicidade poder homenagear o Esquadrão Pet, através da sua idealizadora e presidente Danubia de Souza, e estendeu a moção a todas as protetoras de animais. “Nós sabemos das dificuldades e da luta para fazer com que as políticas públicas de proteção animal realmente aconteçam. É graças a essas protetoras que diariamente fazem ações e trabalhos de resgate e adoção de animais, fazendo a diferença no dia a dia”, destacou, acrescentando que o programa teve seu início em 2015, com a liderança da Danubia que consegui reunir as protetoras. Explicou que abrange diversos projetos e que os valores arrecadados com as ações são destinados a causa animal, no resgate emergencial, no tratamento veterinário, na compra de ração mensal e com a castração e vacinação dos animais.

Danubia de Souza falou em nome do Esquadrão e explicou que é um grupo de amigos e amigas e não uma entidade, que foi formado em 2015 para trabalhar pela causa animal. Apontou que nestes três anos e meio, o grupo já fez mais de 3 mil 500 castrações de animais de pessoas carentes, que não tem acesso às políticas públicas, e de animais de rua da cidade. Também já fizeram centenas de resgates e já conseguiram centenas de adoções por famílias amorosas responsáveis. “O nosso lema é fazer o bem, ajudar aqueles que não têm voz. Nós não temos recursos, mas temos vontade de ajudar, fazendo eventos conseguimos arrecadar dinheiro. Também procuramos a conscientização das pessoas sobre a posse responsável, frisando a necessidade de respeitar toda a forma de vida e quando adotar saber que é para a vida toda. Recebemos críticas, mas queremos enfatizar que uma causa não atrapalha a outra. Nós sonhamos com um mundo melhor para todos e isso passa pela empatia e por cada um fazer a sua parte”, concluiu.

Bruno Cunha (PSB) também prestou homenagem ao Espaço Kan, pelos relevantes trabalhos sociais e culturais prestados à comunidade, com ideias e valores conquistados através da música. O parlamentar lembrou que o espaço cultural surgiu em 1996 com um sonho de inspirar pessoas através da música. Explicou que Kan é um método, que significa “se dar por inteiro com paciência incansável e forte perseverança”. Apontou que naquele espaço são oferecidas aulas individuais de vários instrumentos musicais, como violão, piano, flauta doce, canto, violino, guitarra, entre outros. Por fim, o parlamentar enfatizou que é realizada apresentações anuais e muitos dos concertos são gratuitos e beneficentes. “Estão presentes na cidade inspirando pessoas e tornando a música acessível”.

 “Nós ficamos felizes quando conseguimos inspirar as pessoas para fazer música, construindo um ambiente em que o gostando de estar encontra espaço. Inspirar pessoas é a nossa realização maior”, destacaram os coordenadores do Espaço Kan, Sérgio Stein e Lígia Stein , acrescentando que além das atividades relacionas com a formação, também fazem parte de projetos sociais na sociedade.

O vereador Jens Mantau prestou homenagem à Rede Fronteira de Comunicação, pela passagem de seus 35 anos de fundação. A Rede Fronteira de Comunicação foi fundada em 31 de julho de 1984. O parlamentar contou a história desde o início no Rio Grande do Sul até Santa Catarina. Apontou que são oito emissoras que fazem parte da rede, entre elas a CBN Vale do Itajaí. O vereador citou os colaboradores da RFC e mostrou um vídeo com depoimentos.

O diretor-presidente do Grupo RFC, Carlos Alberto Ross, agradeceu aos vereadores pela homenagem, especialmente ao Jens Mantau. Também cumprimentou o representante da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acart) que esteve presente na solenidade. Por fim, agradeceu a todos os colaboradores que fazem parte do grupo RFC tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina. “Sem eles não existiríamos e não teríamos o sucesso que hoje temos, porque temos funcionários profissionais comprometidos com o dia a dia da divulgação do rádio. O nosso compromisso é com a nossa região e tudo fazemos é para valorizar a nossa cidade, o Vale do Itajaí e o Estado”, disse, informando que no dia 25 de setembro, quando se celebra o Dia do Rádio, o grupo está se ampliando com a entrada da emissora Antena 1 FM na cidade de Lages.

Ele também prestou homenagem à cooperativa Viacredi, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.  Apontou que a sua história começou em 26 de novembro 1951, com cerca de 21 funcionários da Companhia Hering que fundaram a CrediHering, posteriormente denominada Viacredi. “Uma pesquisa apontou que é uma das 10 melhores empresas do Estado para se trabalhar e isso nos honra por se tratar de uma cooperativa e mais que isso uma empresa genuinamente blumenauense”, destacou o vereador, apresentando um vídeo com mensagens dos colaboradores.

O diretor-presidente da Cooperativa Viacredi, Adelino Sasse, agradeceu ao parlamentar proponente pela homenagem e por lembrar da história da cooperativa, que teve a sua frente o empresário Ingo Hering. “ A CrediHering evolui porque durante 50 anos se dedicou especialmente aos funcionários da Hering e em 2001 passou a atender também a comunidade. Os principais pilares para fazer este movimento foram as pessoas, os colaboradores foram o principal meio para fazer a diferença na vida dos cooperados e comunidade”, destacou, acrescentando que são 1530 colaboradores.

O Grupo de Jovens JUFRA (Juventude Franciscana) recebeu a homenagem do parlamentar Professor Gilson (PSD), pelos relevantes trabalhos sociais e comunitários que realiza em Blumenau. “Eu observei este grupo de jovens se manifestando na Igreja, o trabalho voluntário que fazem na sociedade, indo nas visitas com as famílias. É um trabalho feito com muito amor e carinho e que ajuda o jovem a se tornar uma pessoa melhor. É um grupo de pessoas que se abraçam, ajudam uns aos outros, compartilham boas mensagens e, independente, de questão religiosa, fazem com que tenhamos bons seres humanos”, ressaltou, desejando que a moção seja um incentivo para que o grupo continue firme e forte neste trabalho e conquiste mais jovens nesta missão.

Representando o Grupo de Jovens (JUFRA – Juventude Franciscana), Lucas Tavares, disse que ficou muito animado por receber esta honraria e agradeceu ao vereador proponente. Explicou que é um grupo de jovens da Igreja Católica, que se reúne, em todos os primeiros domingos do mês no Santuário Nossa Senhora Aparecida, a partir das 16h. Salientou que o grupo tem como missão uma mensagem que o Papa Francisco sempre reforça, que é ser uma Igreja em saída, em missão, não apenas com orações, mas com ações.  “É isso que buscamos fazer. No mundo de hoje se fala muito em felicidade, mas numa felicidade ilusória, buscada através dos caminhos que a sociedade oferece e que às vezes não são os corretos. Nossa missão de grupo é trazer os jovens para dentro da Igreja para que se encontrem com Deus, com o caminho do bem, da verdade. Queremos reforçar que a juventude está presente, tentando fazer a diferença e o nosso grupo está de portas abertas para receber a todos”.

A sessão solene será reprisada pela TVL, neste sábado (21), às 21h15, no canal 14 da NET e fica disponível no site da câmara: camarablu.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB.
Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB.