Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Interessados em participar da Oficina Natal com Bauernmalerei, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (Rua 15 de Novembro, 161 – Centro), podem participar da última turma. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira diretamente com a professora Sandra Bugmann pelo WhatsApp (47) 99112-4295. O valor é R$ 100 por participante.

O convite é para desacelerar por alguns instantes e conectar-se com o espírito natalino, nas cores, na alegria e nas pinceladas cativantes do Bauernmalerei. “Essa técnica de pintura folclórica, com suas características de simplicidade, gestualidade e espontaneidade, remete às origens da cultura germânica da região dos Alpes, às famílias reunidas em casa, durante o longo […]

Publicado em 07/12/2019 às 09:00


O convite é para desacelerar por alguns instantes e conectar-se com o espírito natalino, nas cores, na alegria e nas pinceladas cativantes do Bauernmalerei. “Essa técnica de pintura folclórica, com suas características de simplicidade, gestualidade e espontaneidade, remete às origens da cultura germânica da região dos Alpes, às famílias reunidas em casa, durante o longo inverno, trazendo a lembrança das flores em pinturas de motivos florais, imagens do cotidiano e elementos significativos da vida”, comenta Sandra. “Além disso, nossa região guarda e tem um carinho especial pelas tradições natalinas, compartilhamos lembranças preciosas. Pensamos então, em reunir essas duas formas de reverenciar bons momentos e a alegria de viver.”

Tradições

Além de conversar sobre as tradições natalinas, Sandra vai ensinar os alunos a pintar uma placa de 30 cm x 21 cm aproximadamente, com motivos de Natal no estilo Bauernmalerei. Cada participante receberá uma apostila sobre esse estilo de pintura. O trabalho resultante nas três horas de atividades poderá ser levado para casa.

Sandra é apaixonada por arte, artesanato, pelo universo craft e o resgate dos “fazeres e saberes” dos trabalhos manuais. “Venho me dedicando há mais de 20 anos ao estudo das pinturas folclóricas, também conhecidas como folk art, principalmente da técnica Bauernmalerei”, diz ela. “Trata-se de uma técnica de pintura folclórica oriunda do século XVII, muito difundida na região dos Alpes Europeus. A palavra Bauernmalerei é alemã e se traduz como Pintura Camponesa. Também amo o Natal e desde criança já ajudava minha mãe a decorar o pinheiro, montar o presépio e enfeitar as bolachas natalinas.”

A professora é graduada em Licenciatura em Artes, com Mestrado em Educação e especialização em Direção de Criação. Além da prática como pintora e professora de pintura desta técnica há mais de 20 anos, também coordena oficinas de artes para crianças, adultos e longevos, além de lecionar História da Arte, Elementos da Linguagem Visual, Semiótica e Laboratório de Criatividade em Cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Artes e Design de Moda. “Participei, em 1997, do Pavilhão Cultural, durante a Oktoberfest representando a pintura Bauernmalerei”, lembra. “Para essa oficina é interessante conhecer a pincelada característica do Bauernmalerei para ter maior aproveitamento. É necessário se inscrever, pois as vagas são limitadas.”

Saiba mais

Oficina Natal com Bauernmalerei

Inscrições: diretamente com Sandra Bugmann pelo WhatsApp (47)99112-4295

Vagas: 10 para cada turma

Valor: R$ 100 por participante

Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (Rua XV de Novembro, 161 – Centro)

segunda-feira, dia 9 de dezembro, das 19h às 22h

Foto: Divulgação.