Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Intendência do Garcia recebe treinamento para a Carteira de Trabalho Digital. Ação atende as novas mudanças do governo federal, que passa a valer para a não obrigatoriedade da apresentação da carteira no momento da contratação.

Nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 14h, a equipe da Intendência Distrital do Grande Garcia recebe a visita do Ministério do Trabalho para um treinamento sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital. Por isso, em função das orientações, não haverá atendimento no distrito no período da tarde para a […]

Publicado em 31/10/2019 às 06:47


Foto: Divulgação.

Nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, a partir das 14h, a equipe da Intendência Distrital do Grande Garcia recebe a visita do Ministério do Trabalho para um treinamento sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital. Por isso, em função das orientações, não haverá atendimento no distrito no período da tarde para a emissão da carteira de identidade e de trabalho.

A ação atende as novas mudanças do governo federal, que desde o dia 29 de setembro definiu a não obrigatoriedade da apresentação do documento para a obtenção de emprego no mercado de trabalho. Basta apenas apresentar o número do CPF para o empregador no momento da contratação.

Com as mudanças, as anotações que constavam na CTPS são feitas de forma eletrônica, permitindo que o cidadão acompanhe as informações na Carteira de Trabalho Digital. Isso pode ser feito diretamente no site do governo e também pelo aplicativo de celular disponibilizado para os sistemas IOS e Android.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, o objetivo é de facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros e estrangeiros que terão o documento à mão sempre que houver necessidade de consulta das experiências profissionais. Além disso, pretende desobrigar os empregos inscritos no eSocial de realizar anotações no documento físico, permitindo a contratação do empregado apenas com o número do CPF.

CTPS física
Mesmo assim, com as novas mudanças do governo federal, a CTPS física ainda pode ser feita para quem pretende manter o documento na forma anterior. Ou ainda, atender os casos de empregas que, mesmo com o número do CPF do contratado, queira a apresentação da carteira física.

Por isso, a Prefeitura de Blumenau ainda mantém em funcionamento os serviços de solicitação da CTPS. Isso pode ser feito na Intendência Distrital do Grande Garcia e na Intendência Distrital da Vila Itoupava, das 8h às 11h e das 13h às 16h e na Praça do Cidadão da Região Norte, no Vale Auto Shopping, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste último, o atendimento deve ser agendado previamente, por meio do telefone 3144-4735, pessoalmente ou pelo e-mail agendamentopracanorte@blumenau.sc.gov.br.

Para solicitar a CTPS, devem ser apresentados os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento (em bom estado, sem rasuras e legível).  Caso seja solicitada a segunda via do documento, é necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência (BO) e o número da carteira anterior.

Assessor de Comunicação: Joni César.
Foto: Divulgação.