Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Idosos podem rever seus familiares após sete meses de distanciamento social

Com novo decreto municipal, é permitida a visitação de familiares na Associação Casa São Simeão, em Blumenau (SC), mediante a adoção de medidas preventivas contra a Covid-19. As novas orientações proporcionaram aos idosos residentes da Casa São Simão a possibilidade de rever os familiares. A visitação acontece após sete meses de distanciamento social e foi […]

Publicado em 20/10/2020 às 09:16


Com novo decreto municipal, é permitida a visitação de familiares na Associação Casa São Simeão, em Blumenau (SC), mediante a adoção de medidas preventivas contra a Covid-19.

As novas orientações proporcionaram aos idosos residentes da Casa São Simão a possibilidade de rever os familiares. A visitação acontece após sete meses de distanciamento social e foi acompanhada por medidas restritivas de prevenção, como também, com o auxílio da “Caixa do Abraço”. A liberação ocorreu conforme decreto SES nº665 de 01 de setembro de 2020 do governo de Santa Catarina, alteração do decreto municipal nº12.738, de 20 de julho de 2020 e orientações da Vigilância Sanitária do município.

“Com esta permissão e com a criação da Caixa do Abraço – um novo equipamento de proteção que permite as pessoas se abraçarem, os idosos puderam diminuir as saudades dos seus entes queridos. Está sendo uma emoção total na Casa”, conta a assistente social da Instituição, Nayara Costa Brito.

Entre as medidas de cuidados e prevenção para que os familiares possam entrar na Casa São Simeão, estão:

  1. Aferir a temperatura com termômetro infravermelho e questionar aos visitantes se apresentam ou apresentaram sintomas respiratórios ou se tem suspeita ou diagnóstico confirmado para influenza ou COVID-19; se coabitam, trabalham ou têm outras formas de contatos com pessoas suspeitas ou sabidamente com diagnóstico de infecção pelo coronavírus (COVID-19); ou se estiveram em área de alta transmissão local de COVID-19 nos últimos 10 dias. Caso alguma das respostas seja positiva, este visitante não deve adentrar na Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI) neste momento.
  2. Caso seja permitido o acesso de visitante a ILPI, esse deve previamente lavar as mãos com água e sabão, seguido de uso de álcool gel 70%. Se possível, o estabelecimento pode fornecer avental descartável para ser utilizado durante a visita;
  3. O visitante deve usar máscara descartável durante todo o período que estiver na ILPI e realizar higienização das mãos antes de entrar e ao sair do estabelecimento;
  4. O visitante deve ter acesso somente à pessoa a qual foi visitar, bem como manter distância mínima de 1,5m (um metro e meio) dos idosos residentes.

Assistente Social e Psicóloga da Casa São Simeão, realizarão o controle das visitas para evitar a aglomeração de pessoas, bem como para seguir todos cuidados necessários. Abaixo, segue os itens necessários a serem seguidos para agendamento das visitas:

  • Deverá obrigatoriamente ser previamente agendado as visitas com a assistente social Nayara ou com a psicóloga Vanessa, através dos fones: 3323-9401 ou 988719865;
  • Máximo de pessoas para fazer a visita: 03.
  • Quando chover a visita será automaticamente cancelada;
  • Será destinado local específico para as visitas;
  • Nos finais de semana e feriados não serão realizadas visitas;
  • A cada abraço, a caixa será totalmente higienizada;
  • Não será permitido aglomerações no momento da visita;
  • É extremamente importante o familiar agendar a visita, para que possa ser organizada a agenda.

Fotos: Divulgação