Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Hospital Santo Antônio recebe novo equipamento de Radioterapia.

Com o objetivo de ampliar o serviço de radioterapia, Ministério da Saúde doa importante equipamento através de projeto. No último sábado, o Hospital Santo Antônio recebeu o Acelerador Linear do Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde – PER/SUS, doado pelo Ministério da Saúde. Em 2017, com a publicação da portaria 3.283 […]

Publicado em 06/04/2020 às 03:06


Foto:Divulgação Hospital Santo Antônio de Blumenau.
Foto:Divulgação Hospital Santo Antônio de Blumenau.
Foto:Divulgação Hospital Santo Antônio de Blumenau.
Foto:Divulgação Hospital Santo Antônio de Blumenau.
Foto:Divulgação Hospital Santo Antônio de Blumenau.

Com o objetivo de ampliar o serviço de radioterapia, Ministério da Saúde doa importante equipamento através de projeto.

No último sábado, o Hospital Santo Antônio recebeu o Acelerador Linear do Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde – PER/SUS, doado pelo Ministério da Saúde. Em 2017, com a publicação da portaria 3.283 de 04 de Dezembro de 2017, o Hospital aderiu ao PER/SUS, com o intuito de receber a doação do equipamento de radioterapia, para ampliar os serviços ofertados pelo nosso Centro de Oncologia.

O projeto viabilizou o recebimento do equipamento no Hospital Santo Antônio, sendo a terceira instituição no Brasil a ser contemplada na modalidade “casamata vazia”, por atender todos os critérios do Ministério da Saúde. Este critério consiste em ter a “casamata pronta” para abrigar o Acelerador Linear que será utilizado no tratamento para pacientes com câncer. A construção deste espaço destinado ao Acelerador Linear foi possível realizar com os recursos do Governo do Estado de SC, Município de Blumenau e do Título de Capitalização da TRIMANIA CAP.

Além do Acelerador Linear da marca norte-americana Varian Medical Systems, avaliado em aproximadamente R$ 3,17 milhões, o hospital recebeu um dos mais modernos softwares de planejamento, o Eclipse, e o sistema de gerenciamento Aria. Estes softwares permitirão que os tratamentos sejam realizados de maneira ainda mais ágil e segura, proporcionando o aumento da capacidade de tratamentos na radioterapia do HSA. O processo se torna mais seguro e assertivo, devido ao sistema de gerenciamento, que capta os dados de tratamento do paciente diretamente do sistema de planejamento e registra cada uma das sessões, com capacidade de realizar cerca de 90 procedimentos por dia.

O serviço de radioterapia, no Hospital Santo Antônio iniciou os atendimentos no dia 16 de janeiro de 2019 e já contava com um acelerador. Todos os tratamentos são realizados através da técnica Conformacional 3D. Um serviço considerado referência no serviço de oncologia para Blumenau e região, que compreende mais de um milhão de pessoas.

Foto:Divulgação Hospital Santo Antônio de Blumenau.