Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Hospital Santa Isabel lança campanha alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos

Instituição é referência no país, tendo realizado mais de 3.600 transplantes desde 1980 O mês de setembro é marcado pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado dia 27. O Hospital Santa Isabel, instituição parte da Rede Santa Catarina, se tornou referência nacional em procedimentos do tipo graças à solidariedade das famílias que aceitaram a […]

Publicado em 21/09/2021 às 11:59



Instituição é referência no país, tendo realizado mais de 3.600 transplantes desde 1980

O mês de setembro é marcado pelo Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado dia 27. O Hospital Santa Isabel, instituição parte da Rede Santa Catarina, se tornou referência nacional em procedimentos do tipo graças à solidariedade das famílias que aceitaram a doação de órgãos de seus entes queridos. O Hospital Santa Isabel realizou mais de 3.600 transplantes desde 1980.

Este ano, o foco do Setembro Verde no Hospital Santa Isabel é o agradecimento. A campanha “Eu só queria dizer Obrigado”, traz mensagens de pacientes que realizaram o transplante graças à sensibilidade de familiares que disseram sim à doação. Num período de tantas tragédias, nos resta agradecer aos que abriram o coração e permitiram que os órgãos de seus entes queridos fossem doados.
A doação acontece mediante a autorização da família de um paciente que teve a morte encefálica diagnosticada. No Brasil, a média de recusa pela doação é de 40%. Em Santa Catarina, a porcentagem cai para 27% e Blumenau se mantém abaixo dessa média, com 17% de recusa dos familiares. Esses dados são possíveis graças à solidariedade das famílias que, mesmo neste momento de pandemia, com visitas restritas ao paciente, mantiveram o coração aberto para a doação de órgãos. Essa é uma oportunidade de salvar vidas, já que um doador pode beneficiar várias pessoas, dando aos pacientes da fila de espera uma nova chance de vida.

Programação
As ações em torno do Dia Nacional da Doação de Órgãos são compostas por duas lives em parceria com a Renal Vida. A primeira acontece dia 27 de setembro, 19h, na página do Hospital Santa Isabel no Facebook. Esta live, com foco no transplante renal, traz informações dos serviços realizados pela Renal Vida e pelo HSI, além do depoimento de um paciente transplantado.
A segunda live acontece dia 29, 14h, e será exclusiva para pacientes que esperam na fila por um transplante ou que já tenham realizado o procedimento. Essa live conta com a palestra da advogada Taiani Tomasi Michnoski Machado, que irá falar sobre os direitos dos pacientes de transplantes.

Retrospectiva
1980 – Equipes de Nefrologia e Urologia do Hospital Santa Isabel realizam o primeiro transplante da instituição: rim.
Até 1999 – Após o sucesso do primeiro transplante, as equipes se aperfeiçoaram e realizaram 87 procedimentos.
2000 – Início do serviço de transplante de córnea e coração.
2002 – Início do serviço de transplante de fígado.
2005 – Início do serviço de transplante de pâncreas e pâncreas-rim conjugado.
2007 – O Hospital Santa Isabel bate recorde interno com 74 transplantes de fígado realizados (o recorde anterior era de 44 procedimentos).
2010 – HSI recebe o Troféu Rui Braga por ter sido o segundo principal hospital de transplantes de fígado do Brasil.
2011 – O trabalho de reabilitação com pacientes de transplante de fígado é apresentado numa Confederação Mundial de Fisioterapia em Amsterdã.
2012 – Celebrada a marca de 500 transplantes de fígado realizados.
2015 – Celebrada a realização do milésimo transplante renal.
2016 – Celebração do milésimo transplante de fígado e reconhecimento como hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado no Brasil.
2017 – Eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina.
2018 – Hospital Santa Isabel realiza o maior número de transplantes de órgãos de sua história: 333 procedimentos.
2019 – Reconhecido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina como o hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos no estado.

Divulgação