Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Gaspar irá vacinar profissionais da saúde contra o coronavírus nesta primeira fase

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na noite desta segunda-feira, dia 18, foi divulgado que a cidade receberá 340 doses da vacina contra o coronavírus. A quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado não é suficiente para iniciar a vacinação na população […]

Publicado em 19/01/2021 às 03:12


A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na noite desta segunda-feira, dia 18, foi divulgado que a cidade receberá 340 doses da vacina contra o coronavírus. A quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado não é suficiente para iniciar a vacinação na população em geral. A Secretaria de Estado da Saúde definiu em protocolo iniciar a vacinação pelos profissionais de saúde da linha de frente. Não há previsão de recebimento de novo quantitativo e a vacina ainda não chegou na cidade.

Os primeiros a receber a vacina serão os profissionais de saúde que trabalham no Centro de Triagem, Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, profissionais que aplicarão as vacinas e idosos em instituições de longa permanência. De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, conforme o público alvo definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), Gaspar teria 3.204 pessoas aptas a receber a vacina nesta primeira fase. As doses que foram anunciadas serão suficientes para imunizar 10% do público alvo da primeira fase, que ainda devem receber uma segunda dose nos próximos 14 dias para completar a imunização. A segunda dose para estes 340 também ainda não será enviada.

Em Gaspar, conforme o PNI, a primeira fase deve imunizar 3.204 trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas e indígenas. Na segunda fase serão 8.994 idosos de 60 a 74 anos. Para a terceira fase o público alvo de Gaspar soma 5.959 pessoas com comorbidades especificadas no PNI. E a quarta fase totaliza 687 professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. Ao todo o público alvo da vacinação de Gaspar para as quatro fases previstas pelo Ministério da Saúde é de 18.844, sendo que cada um deverá receber duas doses da vacina, totalizando a necessidade de receber 37.688 doses do imuno.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, conforme novas doses forem enviadas, as estratégias de vacinação serão divulgadas. Gaspar segue todas as orientações e protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado. “Neste primeiro momento, infelizmente, não podemos iniciar a imunização da nossa população em geral. Esperamos que o Governo Federal e o Governo do Estado continuem enviando as doses para que possamos cuidar da nossa gente. Pedimos que todos os gasparenses continuem tomando todas as precauções e seguindo as medidas preventivas e que mantenham a esperança”, afirma o prefeito Kleber Wan-Dall.

Imagem de Arquivo – Vacinação em Gaspar
Créditos: Cinara Muller/PMG