Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Gaspar em estado de alerta para enchente e deslizamentos

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil e do Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, alerta a população gasparense para risco de enchente. O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 4,10m às 15h desta quinta-feira, dia 21 de Janeiro. Com esta marca, o município entra em alerta para a possibilidade de enchente. […]

Publicado em 21/01/2021 às 04:43


A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil e do Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, alerta a população gasparense para risco de enchente. O nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 4,10m às 15h desta quinta-feira, dia 21 de Janeiro. Com esta marca, o município entra em alerta para a possibilidade de enchente. Algumas ruas e residências podem ser atingidas caso o nível ultrapasse os 6m. Para consultar a cota de enchente de cada rua basta acessar o site https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/.

   A Defesa Civil já está com abrigo temporário preparado para que seja ativado nesta noite, caso haja necessidade de atender gasparenses eventualmente desalojados ou desabrigados. O salão da comunidade de Santa Terezinha ficará à disposição com colchões e alimentação para quem precisar de abrigo. Equipes da Secretaria de Assistência Social também dão suporte neste momento para atender os mais vulneráveis.

   Mesmo que a enchente não ocorra, a Defesa Civil de Gaspar alerta para a alta instabilidade do solo. “A população deve ficar atenta a qualquer movimentação anormal. Desde deslizamentos aparentes até pequenas movimentações no solo e rolamento de pedras podem indicar risco, por isso a orientação é acionar imediatamente o 199”, ressalta o prefeito Kleber Wan-Dall. A equipe de plantão da Defesa Civil de Gaspar conta com geólogo e engenheiro que podem avaliar a situação e os riscos.

   Até as 14h desta quinta-feira, 11 ocorrências foram registradas, entre elas deslizamentos em áreas residenciais, em via pública, queda de árvore e erosões. Os registros são de diversos bairros como Bela Vista, Figueira, Belchior Baixo, Margem Esquerda, Macucos.

   A Superintendência de Trânsito (Ditran) pede atenção redobrada aos motoristas. Devido à instabilidade do solo encharcado, mesmo ruas com calçamento podem sofrer danos. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos dá suporte para os atendimentos. Em casos de alagamentos ou acúmulo de água em vias é importante evitar contato com as águas e não dirigir nesses locais. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

   A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue com os atendimentos,

  Para acompanhar as atualizações da medição do rio e cotas de enchente, a Defesa Civil disponibiliza o site: https://defesacivil.gaspar.sc.gov.br/monitoramento para consultas.

***Matéria atualizada dia 21/01/2021 às 15h