Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

FORÇAS DE SEGURANÇA PROMOVEM BLITZ SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO EM BLUMENAU

Somente neste ano, 21 pessoas perderam suas vidas em decorrência de acidentes de trânsito em Blumenau, segundo dados do Instituto Geral de Perícias (IGP). O número expressivo chamou a atenção das forças de segurança do município, que programaram uma blitz educativa para a manhã desta sexta-feira, 22/05, próximo à Prefeitura de Blumenau. A ação foi […]

Publicado em 22/05/2020 às 11:36


Somente neste ano, 21 pessoas perderam suas vidas em decorrência de acidentes de trânsito em Blumenau, segundo dados do Instituto Geral de Perícias (IGP). O número expressivo chamou a atenção das forças de segurança do município, que programaram uma blitz educativa para a manhã desta sexta-feira, 22/05, próximo à Prefeitura de Blumenau.

A ação foi desenvolvida com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do trânsito e frear o avanço dos números negativos. Participam o Corpo de Bombeiros Militar, a Escola Pública de Trânsito, a Guarda Municipal de Trânsito, o Instituto Geral de Perícias e a Polícia MIlitar, órgãos diretamente afetados pela violência no trânsito, apoiados pela Defesa Civil do município. Durante a blitz, motoristas receberão dicas sobre prevenção de acidentes, alertas acerca dos riscos de misturar bebida e direção e informações a respeito de infrações de trânsito, além de panfletos educativos direcionados para adultos e crianças.

“Infelizmente, já morreram mais pessoas no trânsito do que infectadas pelo novo coronavírus em Blumenau neste ano. Isso mostra que as pessoas estão sabendo se defender da Covid-19, mas esqueceram de algumas regras básicas do dia a dia, como a boa educação no trânsito. Esperamos que a blitz ajude a mudar o comportamento dos blumenauenses que abordarmos”, explica o 3º Sargento Gil Vicente Pereira, do CBMSC, idealizador da ação.

Gil é um dos fundadores do Projeto Social Cidadão Consciente, que oferece palestras educativas sobre ética, cidadania, sustentabilidade, cuidados no trânsito e primeiros socorros a crianças de Gaspar desde 2012. Neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, o projeto não foi realizado. Além disso, outra importante ação voltada para educação no trânsito da região, o Maio Amarelo, foi transferido para o mês setembro. “A blitz auxilia a preencher a lacuna que o Cidadão Consciente e o Maio Amarelo deixaram nesse período do ano. Não podemos desistir da causa”, enfatiza o sargento.

Cabe ressaltar que os profissionais participantes da ação estarão devidamente equipados com máscaras e luvas e oferecerão álcool em gel para higienizar as mãos dos motoristas abordados, cumprindo as regras sanitárias que o momento atual exige para a segurança de todos os envolvidos.

SERVIÇO:
O quê: Blitz educativa sobre violência no trânsito
Quando: sexta-feira, 22/05, das 09h às 11h
Onde: Av. Beira-Rio,em frente ao fórum trabalhista, em Blumenau/SC
Por quê: Tentar reduzir o avanço do número de mortes no trânsito de Blumenau em 2020
Quem: CBMSC, Defesa Civil, Escola Pública de Trânsito, GMT, IGP, PMSC