Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Fogos de baixo ruído garantem Réveillon inclusivo em Blumenau

O Réveillon é uma das datas mais especiais do ano. Hora de renovar as metas do próximo ciclo e de refletir sobre tudo o que foi feito. Os shows de fogos de artifício são tradicionais nas cidades, e emocionam a todos os participantes da festa. Mas um detalhe deve ser observado: a celebração precisa ser […]

Publicado em 27/12/2019 às 05:07


Foto: Marcelo Martins

O Réveillon é uma das datas mais especiais do ano. Hora de renovar as metas do próximo ciclo e de refletir sobre tudo o que foi feito. Os shows de fogos de artifício são tradicionais nas cidades, e emocionam a todos os participantes da festa. Mas um detalhe deve ser observado: a celebração precisa ser agradável para todos.

Com o objetivo de tornar o Réveillon mais inclusivo, Blumenau inovou e em 2020 o show pirotécnico de 15 minutos será 100% com fogos de artifício de baixo ruído, garantindo mais tranquilidade e conforto aos visitantes e moradores da região central, inclusive animais e pessoas com deficiência.

“Estamos preparando toda a estrutura para que a comunidade possa presenciar shows com qualidade, e queima de fogos que não prejudique animais, pacientes de hospitais das redondezas, ou pessoas com deficiência”, diz o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Simone Gadotti Strelow, mãe de autista e idealizadora do Piquenique da Inclusão, conta que recebeu a notícia com esperança de ter uma cidade mais inclusiva, com empatia e respeito.

“Muitos autistas são sensíveis ao barulho e essa ação, que para alguns pode parecer pequena, para nós representa direito de igualdade. Esperamos que esse gesto se multiplique e que as pessoas em geral passem a optar pelos fogos de baixo ruído”, diz Simone.

Victoria Souza Zink é veterinária e explica que os animais no geral possuem a audição muito mais aguçada que a das pessoas. A do cão, por exemplo, pode ser até quatro vezes maior, o que faz com que os bichinhos sejam realmente afetados por fogos com ruídos. Assim ela avalia a inovação no Réveillon de Blumenau 2020 como uma “medida extremamente necessária e positiva”.

Pontos de Fogos

O show de fogos sairá de três pontos da cidade: Prainha, Ponte de Ferro (Aldo Pereira de Andrade) e Museu da Água. Em frente à Prefeitura, na Beira-Rio, será instalada estrutura de palco que receberá as atrações musicais da noite. Todas as apresentações serão gratuitas.

Show com Rick e Renner

Autores dos hits de sucesso “Ela é demais”, “Filha” e “Mãe”, a dupla Rick e Renner será a atração principal do Réveillon 2020 de Blumenau. O show está marcado para começar a partir das 23h30 no palco em frente à Prefeitura. A dupla fará a contagem regressiva para a virada do ano junto ao público.

Mas a festa começa cedo: às 19h inicia com som mecânico. A partir das 19h45, o grupo blumenauense Heróis de Ninguém se apresentará. Às 20h30 será a vez da Tropical Band animar o publico com repertório diverso.

O Réveillon Blumenau 2020 é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica. O evento conta com o apoio da Unimed Blumenau.

Programação Réveillon Blumenau 2020

19h – Som mecânico
19h45 – Heróis de Ninguém
20h30 – Tropical Band
23h30 – Rick e Renner
01h – Som mecânico
02h – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Blumenau