Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br

    Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu será realizada em Santa Catarina a partir desta sexta-feira dia 22/09 em Indaial e com entrada gratuita.

    Evento vai celebrar os 10 anos do Circuito do Caminhante, o primeiro planejado e programado do Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, a procura pelo Brasil como destino de ecoturismo e de turismo de aventura aumenta a cada ano. De acordo com o levantamento mais recente, só em 2015 o número de visitantes subiu 15,7%. No país referência internacional no assunto, Santa Catarina também é destaque. Tanto que sedia a partir do dia 22 de setembro a Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu. O evento será no Parque Municipal Jorge Hardt, em Indaial. A entrada é gratuita.

    Publicado em 20/09/2017 às 02:49


    Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu será realizada em Santa Catarina a partir desta sexta-feira dia 22/09 em Indaial e com entrada gratuita.

    Foto divulgação.

    Evento vai celebrar os 10 anos do Circuito do Caminhante, o primeiro planejado e programado do Brasil.

     

    De acordo com o Ministério do Turismo, a procura pelo Brasil como destino de ecoturismo e de turismo de aventura aumenta a cada ano. De acordo com o levantamento mais recente, só em 2015 o número de visitantes subiu 15,7%. No país referência internacional no assunto, Santa Catarina também é destaque. Tanto que sedia a partir do dia 22 de setembro a Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu. O evento será no Parque Municipal Jorge Hardt, em Indaial. A entrada é gratuita.

    A feira é organizada pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) para celebrar os 10 anos do Circuito do Caminhante, o primeiro planejado e programado do Brasil. Por isso, exatamente esse percurso não poderia ficar de fora da programação do evento. As inscrições já estão abertas para quem topar caminhar por nove dias pelos mais de 200 quilômetros que passam por Indaial, Pomerode, Rio dos cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Apiúna. “Não é preciso ser um atleta profissional para participar. Teremos um carro de apoio acompanhando todo o trajeto. Os pernoites serão em hotéis e pousadas da região e lanches também estão no pacote”, explica Fabiano Pasqualli, sócio da Ativa Aventuras, que está organizando a caminhada.

    A organização da Feira de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu destaca que o percurso é todo sinalizado com placas e marcações. Uma cartilha, entregue no momento da inscrição, orientará o caminhante, que vai carimbar um passaporte ao passar pelos empreendimentos e atrativos turísticos e ganhará um certificado ao completar o circuito que será realizado em nove dias, com caminhadas que variam de 20 a 25 quilômetros diários.

     

    Programação para toda a família

    Além da exposição de materiais de aventura durante todo o final de semana, quem passar pelo Parque Municipal Jorge Hardt vai encontrar ações, como caminhada, pedal noturno, prova de cross country, escalada, bungee jump e voo panorâmico. Os participantes também poderão aproveitar o bar nas alturas, a Feira Gastronômica, a Feira de Artesanato e as apresentações artísticas. “A expectativa é que mais de 8 mil pessoas visitem o Festival. Será mais uma oportunidade de relembrar o quanto nossa região é forte e conquista gente de todo o país e até do exterior”, diz o Presidente da Associação de Desenvolvimento do Turismo Ecológico do Vale do Itajaí e sócio proprietário da Seledon Turismo e Treinamento, Maicon Morh. A programação completa e mais informações da Feira do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu estão no site do CIMVI.

     

    Evento que celebra os 10 anos do Circuito do Caminhante, o primeiro planejado e programado do Brasil.

    Será entre 22 e 24 de setembro, em Indaial (SC). A entrada é gratuita.

     

    Além da exposição de materiais de aventura durante todo o final de semana, quem passar pelo Parque Municipal Jorge Hardt vai encontrar ações, como caminhada, pedal noturno, prova de cross country, escalada, bungee jump e voo panorâmico. Os participantes também poderão aproveitar o bar nas alturas, a Feira Gastronômica, a Feira de Artesanato e as apresentações artísticas.

     

    Sexta (22/9)

    19 até 23h: exposição de materiais de aventura

    19h: apresentações culturais e artísticas no Pavilhão Mario Holetz

     

    Sábado (23/9)

    10h até 22h: exposição de materiais de aventura

    13h30min: provas gratuitas de Cross Country Escolares, na pista do Parque Municipal Ribeirão das Pedras.

    18h: Pedal noturno em percursos de 19 ou 30 quilômetros. Inscrições no site www.riscozeroadventure.com.br.

    19h até 24h: shows de rock no Pavilhão Mario Holetz

     

    Domingo (24/9)

    8h: 4ª Caminhada Encantos do Vale nas trilhas do Barão. Serão 10,8 quilômetros de percurso. Já são mais de 800 inscritos de vários estados do Brasil. Mais detalhes no site www.ecobooking.com.br .

    8h: Provas do Cross Country para Federados e não Federados, valendo classificação para o Ranking Nacional e Estadual, no Parque Municipal Ribeirão das Pedras

    8h30min: aulão de Yoga, às 8h30min, no Espaço Celeste.

    Durante todo o fim de semana, quem passar pelo Parque Municipal Jorge Hardt também poderá praticar escalada e bungee jumping

    10h até 16h: exposição de materiais de aventura

     

    Na segunda-feira (25/9), a programação oficial acaba. Mas a aventura não. Iniciará uma caminhada de nove dias exatamente no Circuito do Caminhante. Serão 200 quilômetros que passam por Indaial, Pomerode, Rio dos cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Apiúna. Não é preciso ser um atleta profissional para participar. Um carro de apoio acompanhará todo o trajeto. Os pernoites serão em hotéis e pousadas da região. A programação completa e mais informações da Feira do Ecoturismo e Turismo de Aventura do Vale Europeu estão no site www.cimvi.sc.gov.br