Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Exposição no Neumarkt relembra trajetória do arquiteto Simão Gramlich.

A trajetória do arquiteto Simão Gramlich no Brasil, especialmente os 36 anos em que ele viveu em Blumenau, será relembrada na exposição ‘Simão Gramlich – Recursos Arquitetônicos em Blumenau’, que o Neumarkt Shopping recebe a partir de terça-feira (dia 3 de setembro). No espaço ao lado do NK Hall, o público poderá conferir algumas de suas principais obras […]

Publicado em 30/08/2019 às 01:37


Foto: Divulgação.

A trajetória do arquiteto Simão Gramlich no Brasil, especialmente os 36 anos em que ele viveu em Blumenau, será relembrada na exposição ‘Simão Gramlich – Recursos Arquitetônicos em Blumenau’, que o Neumarkt Shopping recebe a partir de terça-feira (dia 3 de setembro). No espaço ao lado do NK Hall, o público poderá conferir algumas de suas principais obras arquitetônicas, entre elas as igrejas que lhe renderam o título de ‘arquiteto de catedrais’.

Em 2018, completou 50 anos da morte do arquiteto e a exposição – com patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC) – foi idealizada para homenagear sua contribuição para o desenvolvimento urbano. As obras arquitetônicas de Simão Gramlich são estudadas desde 1980 no Sul do Brasil. Inicialmente, o arquiteto se instalou no Rio Grande do Sul. Porém, foi em Santa Catarina que ele se destacou com maior número de edifícios projetados.

Na região do Vale, Gramlich desenvolveu o projeto de diversos templos religiosos, entre eles a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, em Gaspar, a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, em Itajaí, a Igreja Matriz São João Batista, em São João Batista, e a Igreja Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque. Em Blumenau, as obras do arquiteto foram voltadas a construções residenciais, industriais e comerciais, como os prédios que abrigaram as fábricas de chapéus Nelsa, de papelão de Hans Disse e de doces de Hermann Sander.

Agende-se
O quê: Exposição ‘Simão Gramlich – Recursos Arquitetônicos em Blumenau’
Quando: Abre dia 3 de setembro. Diariamente, das 10h às 22h. Até 3 de outubro
Onde: Neumarkt Shopping, ao lado do espaço NK Hall (pavimento superior)
Quanto: Entrada gratuita

Foto: Divulgação.