Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Exposição da Aliança Francesa relembra mulheres de destaque na história da França e do mundo.

Mulheres francesas que marcaram a história da França e do mundo serão relembradas em exposição promovida pela Aliança Francesa Blumenau no Neumarkt Shopping. A mostra faz parte da programação do ‘Elas Neumarkt’, evento realizado anualmente em celebração ao Dia Internacional da Mulher, e poderá ser visitada durante todo o mês de março. A exposição “Grandes […]

Publicado em 29/02/2020 às 06:00


Foto: Divulgação.

Mulheres francesas que marcaram a história da França e do mundo serão relembradas em exposição promovida pela Aliança Francesa Blumenau no Neumarkt Shopping. A mostra faz parte da programação do ‘Elas Neumarkt’, evento realizado anualmente em celebração ao Dia Internacional da Mulher, e poderá ser visitada durante todo o mês de março. A exposição “Grandes mulheres francesas” é gratuita e será aberta ao público no dia 4, às 19h30, com um bate-papo sobre o tema.

Intelectual, artista, chefe de estado, guerreira… As mulheres desta exposição se destacaram em diferentes áreas da vida. “Mulheres de épocas diferentes, de origens sociais distintas, mas ainda sim, mulheres. Todas elas desafiaram expectativas sociais e construíram um destino extraordinário, entrando no panteão da História”, comenta Matheus Vaz Manzke, professor na Aliança Francesa e graduado em História pela Sorbonne-Université.

Responsável pela curadoria da exposição, com a colaboração de Caroline Marie Gomes, graduada e com mestrado em História também pela Sorbonne, Manzke selecionou personalidades femininas que tiveram grande influência não só na a história da França, mas de todo o mundo. Na exposição, os visitantes poderão conhecer um pouco da trajetória de vida e carreira de oito mulheres: Marie Curie, Simone de Beauvoir, Vigée Le-Brun, George Sand, Josephine Baker, Jeanne d’Arc, Catherine de Médicis e Brigitte Bardot.

“A exposição pretende lembrar que o dia 8 de março não é uma simples ocasião em que se dá flores para as mulheres, e sim uma oportunidade para pensarmos ativamente sobre os direitos de metade da população mundial. Esperamos trazer um pouco de reflexão. Se todas aqui representadas são extraordinárias, elas também são exceções que destoam enormemente da realidade de todas as outras mulheres de suas épocas”, ressalta Manzke.

EXPOSIÇÃO “GRANDES MULHERES FRANCESAS”
NEUMARKT SHOPPING – HAPPY LOUNGE (PAVIMENTO SUPERIOR)
ABERTURA DIA 4 DE MARÇO, ÀS 19H30
ENTRADA FRANCA

Foto: Divulgação.