Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Evento comunitário celebra 60 anos do bairro Bom Retiro em Blumenau. Será neste sábado das 10h às 16h no Museu da Hering.

Para não deixar a data passar em branco, empresas e profissionais daqui estarão reunidas na rua lateral do Museu da Hering, num evento comunitário que pretende mostrar produtos, serviços e talentos ali produzidos. A promoção é uma realização conjunta do informativo do bairro (Viver Bom Retiro) e do Museu da Hering. A ação coincide com a realização do evento “Engatinhando no Museu”, promovido pelo Museu da Hering, envolvendo bebês com faixa etária entre seis meses de vida a quatro anos, num trabalho de musicalização coordenado pelo Espaço Kan – Aulas de Música. Além do Museu, nove empresas, duas clínicas (ortopedia e odontologia), uma cooperativa de crédito (Viacredi) e o Procon Móvel estarão interagindo com a comunidade, com ações e mostrando seus serviços.

Publicado em 06/05/2016 às 12:29


Evento comunitário celebra 60 anos do bairro Bom Retiro em Blumenau. Será neste sábado das 10h às 16h no Museu da Hering.

bom retiro

O bairro recebeu essa denominação em 28 de abril de 1956

 

Blumenau – Um sábado diferente neste dia 07 de maio para os moradores do bairro Bom Retiro, em comemoração aos 60 anos dessa denominação, por meio de uma lei que dividiu o perímetro urbano da região Central de Blumenau, datada de 28 de abril de 1956. Para não deixar a data passar em branco, empresas e profissionais daqui estarão reunidas na rua lateral do Museu da Hering, num evento comunitário que pretende mostrar produtos, serviços e talentos ali produzidos. Será das 10 até 16 horas.

 

A promoção é uma realização conjunta do informativo do bairro (Viver Bom Retiro) e do Museu da Hering. A ação coincide com a realização do evento “Engatinhando no Museu”, promovido pelo Museu da Hering, envolvendo bebês com faixa etária entre seis meses de vida a quatro anos, num trabalho de musicalização coordenado pelo Espaço Kan – Aulas de Música.

 

Além do Museu, nove empresas, duas clínicas (ortopedia e odontologia), uma cooperativa de crédito (Viacredi) e o Procon Móvel estarão interagindo com a comunidade, com ações e mostrando seus serviços.

 

Um pouco da história do Bom Retiro 

Próximo a região central de Blumenau, o Bom Retiro é um dos poucos bairros da cidade que preserva seu patrimônio histórico, muitos deles restaurados por iniciativa de moradores e empresas instaladas no bairro. São 25 casas tombadas. Certamente, o maior conjunto arquitetônico preservado do Brasil num mesmo bairro e num raio de aproximadamente três quilômetros.

 

O bairro é um vale circundando por um cinturão verde extenso, se consistindo no “pulmão” da região central de Blumenau. Em seus 1,31 Km2, vivem aproximadamente 1.200 pessoas, em 407 domicílios, distribuídos por 26 ruas.

 

O bairro Bom Retiro foi criado em 28 de abril de 1956, na administração de Frederico Guilherme Busch Júnior, pela Lei número 717. Inicialmente o local era conhecido por Jammerthal (Jammer=inhame) – uma planta que existia em forma abundante às margens do ribeirão Retiro. Também chamavam de “Vale das Lamentações”. A razão se desconhece.

 

No mapa da colônia de Blumenau, datado de 1864, consta que nesta pequena bacia foram demarcados sete lotes. Em 1869 – 19 anos após a fundação de Blumenau, o Distrito Vale Bom Retiro era habitado por 46 pessoas – 29 homens e 17 mulheres.

 

A tranqüilidade que inspirava o estreito vale por onde passava o ribeirão deu origem ao nome do bairro. O primeiro caminho que acompanhava o ribeirão deu origem à rua Hermann Hering, denominação estabelecida em 1948.

 

Conhecido nacionalmente pelos seus casarões do início do século e por sediar a matriz da Companhia Hering, o Bom Retiro viu seu perfil sócio-econômico se transformar nos últimos 15 anos.

 

Deixou de ser uma região com características familiar e passou a dividir seu espaço com empresas, especialmente na área de serviço. É ainda referência em saúde, com inúmeras clínicas médicas, de diagnóstico e fisioterapia, entre outras especialidades. É no Bom Retiro que nasceu o conceito de cooperativismo, com a hoje chamada Viacredi. Empresas de tecnologia e informática como a SCI Sistemas Contábeis atravessaram fronteiras e são destaques até no exterior. Todas, a exemplo da Hering, convivem de forma harmoniosa com as residências. Edifícios também passaram a compor o cenário.

 

Empresas e atividades do Evento de 60 anos

 

  • Ana Correa Quituteria Fina: comercializará doces e salgados artesanais (mini tortinhas salgadas, biscoitos finos, palha italiana).
  • Ateliê Casa do Pano: participa com aulas de crochê e uma mostra de trabalhos que desenvolve.
  • Maison Odontologia: promoverá uma palestra voltada para gestantes e futuras mamães, ministrada pelo odontólogo Giancarlo Jaeger. Será às 11 horas.
  • IOT (Instituto de Ortopedia a Traumatologia de Blumenau): sua equipe de técnicos em enfermagem fará avaliação de pressão arterial e glicemia, além de mostrar aos moradores o que é oferecido de serviços na clínica.
  • Mecânica Hot Rod: vai expor uma lancha desenvolvida no bairro e que chegará em breve ao mercado.
  • Viacredi: trará seu programa Progrid, de educação financeira, com uma ação especial voltada para crianças. Também estará mostrando seu leque de serviços financeiros aos moradores e empresários e distribuindo cofrinhos para incentivar a poupança.
  • SCI Sistemas Contábeis: também marcará presença. Terá um carro personalizado e o balcão de atendimento, divulgando a empresa e algumas ações sociais que realiza, a exemplo cursos de férias gratuitos para alunos das áreas de tecnologia, contábeis, administração, finanças e RH. Por meio de fotos, a comunidade também conhecerá as novas instalações internas da empresa, além de vídeos com seus produtos. A empresa está planejando ainda uma ação especial para crianças.
  • Wizard: espaço para atender crianças e adultos. Vai trabalhar com um valor diferenciado para as mensalidades aos interessados em se matricular, prestigiando os moradores do bairro.
  • Jordana Borges Martins: profissional de quiropraxia (profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral) também marcará presente.
  • Espaço Kan Aulas de Música: marcará presença no projeto “Engantinhando no Museu” e com um espaço no evento com um “Momento Didático, entre 13 e 13h30. Será um mini-concerto didático (peças musicais com intervenções explicativas sobre instrumentos, compositores e as próprias músicas).
  • Tanz-Und Spielgruppe Gartenstadt: O grupo folclórico do Grêmio Esportivo Olímpico fará uma apresentação às 15 horas, mostrando um pouco da cultura alemã por meio da dança, apresentando uma sequência de algumas danças folclóricas, além de algumas de integração, onde o público poderá também dançar junto.
  • Museu da Hering: Oportunidade para quem ainda não conhece. Uma viagem pela linha do tempo da empresa que se instalou no bairro antes dele ser denominado Bom Retiro.
  • Procon: Estará presente com seu projeto “Procon Móvel”, onde os consumidores poderão tirar dúvidas e abrir reclamações contra empresas que desrespeitam o “Código de Defesa do Consumidor”.

 

O local também contará com uma área de alimentação.