Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Evento comemora 20 anos de fundação do Banco de Leite Humano. Ao longo de duas décadas, o órgão distribuiu 23,2 mil litros de leite para 15 mil bebês.

“Banco de Leite Humano de Blumenau, há 20 anos salvando vidas”. Assim foi intitulada a solenidade realizada nesta terça-feira, dia 31, na Prefeitura de Blumenau, para celebrar duas décadas exatas de fundação do Banco de Leite Humano da cidade, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus). Participaram da cerimônia festiva o prefeito Mário Hildebrandt, o secretário de Promoção da Saúde, Marco Antônio Bramorski, e o vereador Marcelo Lanzarin, além de profissionais que atuam na área da saúde. Domingo tem a Hora do Mamaço, Data: 5 de agosto (domingo) Local: Parque Ramiro Ruediger, Horário: 10h. Foto Eraldo Schnaider.

Publicado em 01/08/2018 às 10:38


Evento comemora 20 anos de fundação do Banco de Leite Humano.
Ao longo de duas décadas, o órgão distribuiu 23,2 mil litros de leite para 15 mil bebês.

Foto Eraldo Schnaider.

Foto Eraldo Schnaider.

Foto Eraldo Schnaider.

Foto Eraldo Schnaider.

“Banco de Leite Humano de Blumenau, há 20 anos salvando vidas”. Assim foi intitulada a solenidade realizada nesta terça-feira, dia 31, na Prefeitura de Blumenau, para celebrar duas décadas exatas de fundação do Banco de Leite Humano da cidade, vinculado à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus). Participaram da cerimônia festiva o prefeito Mário Hildebrandt, o secretário de Promoção da Saúde, Marco Antônio Bramorski, e o vereador Marcelo Lanzarin, além de profissionais que atuam na área da saúde.

Na ocasião, a coordenadora do Banco de Leite, Elisabeth Kuehn de Souza, fez uma retrospectiva da história do órgão, bem como uma apresentação do balanço das atividades ao longo desses 20 anos de existência. De acordo com ela, neste período a unidade realizou mais de 27 mil atendimentos individuais para mulheres e 24 mil visitas domiciliares para a coleta do leite fornecido por 12,3 mil doadoras. Ao todo, foram coletados, armazenados e distribuídos 23,2 mil litros de leite para atender 15 mil bebês nascidos em Blumenau e também na região.

Em sua fala, o prefeito Mário Hildebrandt fez questão de destacar o papel do órgão para salvar vidas e fortalecer a saúde de recém-nascidos. “Quero parabenizar toda a equipe do Banco de Leite que tem se dedicado abnegadamente para essa conquista e esse trabalho que contribuiu para atender essas 15 mil vidas. Todos nós sabemos da importância do leite materno para um bebê, pois ele fornece os primeiros anticorpos necessários à proteção da vida”.

De acordo com o secretário de Promoção da Saúde, Marco Antônio Bramorski, a unidade é uma das referências do país nessa área. “O Banco de Leite de Blumenau, com toda a sua organização, dedicação, profissionalismo e carinho, consegue prestar um trabalho de excelência para as mães e os bebês que necessitam de apoio técnico e especializado na amamentação e no fornecimento de leite de qualidade. Ainda temos melhorias a fazer, mas os avanços do órgão nessas duas décadas são inegáveis”.

Sobre o Banco de Leite
Localizado no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, o Banco de Leite atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial, as mulheres com dúvidas ou dificuldades na amamentação. A unidade oferece também formação em aleitamento materno para profissionais da saúde.

Atualmente, cerca de 100 doadoras recebem semanalmente a visita da equipe do órgão para a coleta do leite. Após ser processado, o leite é distribuído para os hospitais, conforme requisição. O leite materno doado contribui com a saúde e o desenvolvimento, sobretudo, dos bebês prematuros.

Recentemente, o Banco de Leite recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano na “Categoria A”. A certificação, que está dividida nas categorias A, B e C, é conferida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano e leva em conta uma série de critérios, como estrutura física, qualificação da equipe, equipamentos, processo de produção e registro das atividades desenvolvidas.

Agosto Dourado e Semana de Aleitamento Materno
A campanha Agosto Dourado tem como objetivo conscientizar sobre a importância da amamentação. Entre os dias 1 e 7 do mês, será celebrada a Semana Municipal e Mundial de Aleitamento Materno. Em virtude disso, o Banco de Leite Humano de Blumenau está participando da organização de dois eventos na cidade: A Hora do Mamaço e o XII Seminário Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí. Confira as informações abaixo.

A Hora do Mamaço
Data: 5 de agosto (domingo)
Local: Parque Ramiro Ruediger
Horário: 10h
Em caso de chuva, o evento pode ser cancelado ou transferido para outro local

XII Seminário Regional de Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí
Data: 15 de agosto (quarta-feira)
Local: Escola Técnica de Saúde (Etsus)
Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h
Público-alvo: profissionais e trabalhadores que atuam na atenção materno-infantil, alunos e professores da área da saúde
Inscrições: https://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=40464

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias