Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Parceiros

Estudar na terceira idade. Os benefícios do estudo nesta fase da vida vão desde a melhoria da memória até o aumento da autoestima.

Adriano Albano é diretor de dois polos da Unicesumar e conta que no polo de Blumenau, 3% dos alunos matriculados tem idade acima de 55 anos, o mesmo percentual se repete em Jaraguá do Sul. Para atender ainda melhor este público que cresce progressivamente, a Unicesumar oferece uma bolsa de estudos de 35%, sendo 25% + 10% pontualidade, para quem tem acima de 55 anos. Unicesumar Blumenau Rua Sete de setembro, 1315 – 1º andar Telefone: (47) 3035-6646

Publicado em 08/11/2016 às 07:42


Estudar na terceira idade. Os benefícios do estudo nesta fase da vida vão desde a melhoria da memória até o aumento da autoestima.

imagem_release_764748-1

Os índices de crescimento da população idosa no mundo apresentou rápida ascensão nos últimos anos. Uma projeção realizada pelas Nações Unidas aponta um crescimento global da população idosa de 22%, em 2050. No Brasil, a faixa de idade com pessoas de 65 anos em 2000 trazia um crescimento de 5,9%, avançando para 7,4%, em 2010, de acordo com os dados do Governo Federal.

Com esta expectativa de vida e longevidade é necessário saber envelhecer com sabedoria, mantendo a mente e o corpo ativos. Estudar pode ser uma alternativa para passar o tempo, melhorar o conhecimento, melhorar a aposentadoria ou escolher uma nova profissão. Os motivos para voltar a estudar são inúmeros e para Airton Ajudarte, 57 anos, foi a realização de um sonho antigo: o de cursar Engenharia de Produção.

“Optei por fazer o curso na Unicesumar, polo de Blumenau, por causa da metodologia EAD, que me dá a oportunidade de estudar de acordo com a minha disponibilidade de tempo. Por causa do meu trabalho, há dias em que tenho que estender o meu horário, o que de certa forma inviabilizaria estar na sala de aula de uma instituição presencial. Além disso, encontramos diversidade de opiniões no ambiente EAD, que também contribuiu para a minha escolha pelo EAD, pois estamos interagindo com estudantes de todo o Brasil, com informações e maneiras de pensar diferentes”, explica Airton.

Voltar a estudar também é a oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, aumentar a memória, o raciocínio, além de prevenir doenças psicológicas e aumentar a autoestima. Outro dado importante surgiu em 2014, quando pesquisadores brasileiros concluíram, durante uma pesquisa, que as pessoas que estudam tem muito mais chance de não apresentar os sintomas de Alzheimer, mesmo tendo as lesões no cérebro que caracterizam a doença.

Adriano Albano é diretor de dois polos da Unicesumar e conta que no polo de Blumenau, 3% dos alunos matriculados tem idade acima de 55 anos, o mesmo percentual se repete em Jaraguá do Sul. “Esta é uma média nacional na Unicesumar, são cerca de 2.400 alunos da melhor idade. O perfil desses estudantes varia entre aquele que nunca conseguiu se formar e optou pela oportunidade de cursar o ensino a distância (EAD). Outros estão fazendo sua segunda, terceira e até quarta graduação. São pessoas ativas, que não param de instruir-se”, conta.

Para atender ainda melhor este público que cresce progressivamente, a Unicesumar oferece uma bolsa de estudos de 35%, sendo 25% + 10% pontualidade, para quem tem acima de 55 anos.  “A experiência de vida dessas pessoas faz toda a diferença para a Unicesumar, por isso, fazemos questão de tê-los conosco”, afirma Adriano Albano.

Onde estudar

Unicesumar Blumenau

Rua Sete de setembro, 1315 – 1º andar

Telefone: (47) 3035-6646

Unicesumar Jaraguá do Sul

Rua Marechal Deodoro, 972 – 1º andar.

Telefone: (47) 3084-0484