Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Estão abertas as inscrições para a 6ª Caminhada das Nascentes

Evento acontece no dia 10 de julho com percurso de 10 quilômetros. Completando o calendário de lazer voltado às atividades físicas, a Caminhada das Nascentes está de volta e já tem data para ocorrer. A 6ª edição do evento será no domingo, dia 10 de julho. O objetivo da atividade é de sensibilizar e conscientizar […]

Publicado em 04/07/2022 às 06:00


Evento acontece no dia 10 de julho com percurso de 10 quilômetros.

Completando o calendário de lazer voltado às atividades físicas, a Caminhada das Nascentes está de volta e já tem data para ocorrer. A 6ª edição do evento será no domingo, dia 10 de julho. O objetivo da atividade é de sensibilizar e conscientizar a população para a preservação do meio ambiente e conservação da biodiversidade, ressaltando a interação entre comunidade e visitantes, além de promover o Roteiro da Natureza da cidade de Blumenau.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento até as 15h do dia 9 de julho, ou até o limite de 300 caminhantes e 100 ciclistas. Também há a possibilidade de se inscrever no dia e local do evento a partir das 7h30, mediante preenchimento de formulário, desde que haja vagas. As inscrições terão o custo de R$ 30,00, que dará direito a uma camiseta do evento e uma mochila sacola.

O percurso da Caminhada terá início na Estação de Tratamento de Água do SAMAE (ETA III), passando pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí e terminando no Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia. Os caminhantes e ciclistas percorrerão uma distância aproximada de 10 quilômetros em estrada de terra com subidas e curvas, típicas da localidade. O mapa do percurso pode ser conferido aqui.

Os participantes deverão se apresentar no local da caminhada a partir das 7h30 para confirmar a inscrição, retirar a pulseira e os kits. A largada dos ciclistas está marcada para as 8h. Já o aquecimento dos caminhantes será as 8h05, e a largada está marcada para as 8h10. Ao todo, estima-se que a atividade dure das 8h às 13h. Para mais detalhes, confira o regulamento completo neste link.

O secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, comenta que a atividade é uma excelente oportunidade para promover a rota de lazer voltada à natureza da cidade. “A Caminhada das Nascentes oportuniza que os participantes se surpreendam com as belas paisagens da região da Nova Rússia e, ainda assim, possam praticar exercício físico”, completa.

Já o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, lembra que a Caminhada das Nascentes é mais um evento que a cidade promove em prol do bem-estar dos moradores. “Esse tipo de atividade faz com que os participantes vivenciem a cidade, nesse caso, em um local que não faz parte do dia a dia deles, sendo assim, uma experiência ainda mais interessante”, comenta.

A Caminhada das Nascentes é promovida pelo Instituto Parque das Nascentes – IPAN, Parque Nacional da Serra do Itajaí/ICMBio, Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Parque Vila Germânica, Fundação Municipal do Meio Ambiente e Intendência Distrital do Grande Garcia e conta com o apoio e parceria de outras entidades, órgãos e comunidade da Nova Rússia.