Notícias de Blumenau | Bom dia! Sexta, 29 março 2024
Pesquisar
Close this search box.
26 nov, 2020

Estado assina termo de cooperação para capacitação de engenheiros em modelo BIM

Destaques

O Governo de Santa Catarina assinou um acordo de cooperação técnica com a BIM Academy de Barcelona, na Espanha. Trata-se de uma parceria costurada pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) para a implementação do modelo construtivo nas obras sob responsabilidade do Estado. Com o acordo de cooperação, serão feitas capacitações técnicas para os engenheiros da SIE.

O Building Information Modeling (BIM) é um modelo construtivo que permite um entendimento integral dos projetos de infraestrutura, o que diminui o risco de erros e leva a resultados com melhor qualidade, uma vez que a abordagem está baseada em informações virtuais completas e não apenas em desenhos técnicos em duas dimensões.

“Este acordo vai ao encontro do objetivo da SIE de se modernizar, capacitando seu corpo técnico para poder licitar, revisar e administrar projetos em BIM” declara o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Por meio do BIM, é possível planejar, projetar, construir e gerenciar o ambiente construído a partir do uso de modelos em até 7D. Segundo a secretária de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, abrir portas com instituições internacionais é positivo para o desenvolvimento futuro de Santa Catarina.

“As parcerias técnicas internacionais são fundamentais para o desenvolvimento de processos governamentais mais sólidos, sem a necessidade de reinventar a roda, uma vez que podemos aprender, ensinar e trocar experiências com governos e entidades verdadeiramente interessados em parcerias estratégicas que permitam a criação de uma rede mundial de inovação em infraestrutura”, diz.

A BIM Academy de Barcelona é uma das instituições mais renomadas de treinamento em BIM da Europa, representada no Brasil pela BIM Brasil. Segundo o acordo de cooperação, serão preparados cursos online de capacitação para os engenheiros da SIE, sem custo para o Governo do Estado.

Conheça os principais pontos do acordo de cooperação

• Compartilhar informações técnicas, materiais e conhecimento em ações que visem à melhoria da gestão de projetos públicos;

• Promover a troca de experiência entre os partícipes;

• Propor a realização de treinamento e de programas de capacitações técnicas de servidores nas áreas de planejamento, implantação, monitoramento e controle, fiscalização e gestão de obras públicas;

• Promover estudos, debates e intercâmbio de informações sobre a gestão e fiscalização de contratos de engenharia de serviços de engenheiros e arquitetura;

• Fomentar a realização de estudos, debates e o intercâmbio de informações sobre sustentabilidade ambiental, transparência, inovação e novas tecnologias nos projetos e obras de engenharia e arquitetura;

• Articular debates e o intercâmbio de experiências e informações sobre modelos organizacionais, sistemas de informações, normas técnicas, normas legais e orientações ligadas à plataforma BIM.

Imagem: Divulgação / BIM Academy de Barcelona
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Seletiva do Projeto Hellow premia 100 jovens com curso de programação gratu...

População de Blumenau pode ter atendimento jurídico gratuito na FURB

BRK promove palestra em parceria com a Polícia Militar sobre proteção à mul...

Como o Shopping H se transformará em um prédio inteligente

Últimos Vídeos

Quinta-feira Santa. Dia da instituição da Eucarista, do Sacerdócio,Lava-Pés e o Mandamento do Amor

295 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.