Notícias de Blumenau | Bom dia! Sexta, 19 abril 2024
Pesquisar
Close this search box.
13 maio, 2021

Epagri/Ciram aprimora ferramenta de previsão de geada para Santa Catarina

Destaques
Fotos: Divulgação / Epagri

Santa Catarina conta com a mais completa previsão de geada do Brasil. A Epagri/Ciram aprimorou a ferramenta em seu site, que agora disponibiliza probabilidade de ocorrência do fenômeno para os próximos cinco dias. Além de mostrar em três mapas: probabilidade média, máxima e mínima de ocorrência. O produto continua sendo o único do país a oferecer a previsão do fenômeno para três intensidades: geada, geada moderada a forte e geada forte.

A previsão de geada para cinco dias atende demanda dos agricultores catarinenses, que, assim, podem se programar melhor para minimizar prejuízos causados nas lavouras. Ângelo Massignam, gerente da Epagri/Ciram, explica que a geada é um fenômeno importante para a agricultura catarinense, pois sua janela de ocorrência determina os prazos ideais de plantio das principais culturas agrícolas. Além disso, por sua localização geográfica e relevo, Santa Catarina é bastante suscetível à ocorrência.

A ferramenta indica que deve ocorrer geada em Santa Catarina nesta quinta-feira, 13, especialmente no Planalto Sul. A partir da sexta-feira, 14, a previsão de geada se mantém nos modelos da Epagri/Ciram, perdendo força, mas ainda com indicação de ocorrência, até o domingo, 16.

Funcionalidades

Além de ter mais funcionalidades, a nova previsão de geada do site da Epagri/Ciram está mais precisa. Carlos Eduardo Salles de Araújo, pesquisador responsável pela ferramenta, explica que a atual modelagem tem maior resolução, fornecendo uma informação diferente a cada 9 km². O modelo antigo fornecia uma informação de possibilidade de ocorrência de geada a cada 225 km².

No caso de Santa Catarina, essa grade mais detalhada é fundamental por causa do relevo extremamente acidentado do Estado, o que pode provocar uma grande variação de altitude em uma área de 225 km². Como a altitude é fator fundamental para ocorrência de geada, ter uma única informação de previsão em uma área tão grande pode gerar probabilidades distorcidas, o que é minimizado na área de 9 km².

Outra evolução importante é o uso de oito modelos numéricos para a confecção da previsão de geada da Epagri/Ciram. Na versão antiga, era um único modelo. Carlos Eduardo explica que o cruzamento de todas essas informações confere mais assertividade ao produto final, ou seja, a margem de erro da previsão diminui muito, principalmente para os três primeiros dias.

A modelagem numérica procura repetir, em conceitos teóricos da matemática e da física, o comportamento da atmosfera. “Acontece que a natureza é caótica”, explica o pesquisador da Epagri/Ciram. Por isso, a opção de expor três mapas na ferramenta. Para uma consulta rápida, o usuário pode olhar apenas o mapa da probabilidade média. As outras duas imagens indicam uma faixa de probabilidades. “Por exemplo, o usuário deve observar um valor no mapa de probabilidade mínima e um valor no mapa de probabilidade máxima para a mesma localidade geográfica. Se os valores observados foram 50 e 60 respectivamente, significa que a chance de ocorrer geada para a classe e data selecionada ficará entre 50% e 60% na localidade de interesse”, detalha Carlos Eduardo.

Minimizar perdas

Massignam explica que uma geada que aconteça muito cedo ou muito tarde durante o ano pode afetar de maneiras diferentes as diversas culturas agrícolas do Estado. “O feijão é muito suscetível, já o milho resiste um pouco mais”, exemplifica. Por isso, produto da Epagri/Ciram traz um guia do usuário que, entre outras informações, enumera as principais medidas que podem ser adotadas para minimizar perdas: o ensacamento de frutos e a antecipação da colheita no caso da banana; a aplicação de irrigação, de fumaça e de aminoácidos para a fruticultura; o atraso no transplante de mudas para o maracujá e a cobertura de mudas com lonas ou palha na produção de hortaliças.

O projeto de aprimoramento da ferramenta segue até o segundo semestre do ano que vem. Até lá, serão implementadas melhorias para aumentar ainda mais a precisão da previsão de geada. Para o usuário, o produto continuará o mesmo, mas haverá uma evolução na qualidade da informação oferecida. Por isso, o pesquisador Carlos Araújo lembra que é muito importante que agricultores e técnicos ofereçam um feedback do uso pelo e-mail kadu_araujo@epagri.sc.gov.br. A partir dessas observações, alterações podem ser feitas para contemplar ainda mais os interesses dos usuários.

Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Inaugurado viaduto na BR-470/SC, em Navegantes

Dengue Blumenau:Foram registrados 234 novos casos da doença hoje. Total: 9 ...

Karatê Itoupava Blumenau é a equipe do Vale do Itajaí com o maior número de...

Ioga para idosos na Pró-família ainda tem vagas disponíveis. Técnica orient...

Últimos Vídeos

O julgamento na vida das pessoas. Falta o carinho, a compreensão e a palavra EU TE ENTENDO..

216 visualizações • 0 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.