Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

EJA profissionalizante é ofertado gratuitamente para trabalhadores da indústria.

A metodologia é aplicada no formato EAD, e é oferecida pelo SESI/SENAI A educação é, e sempre será a chave para futuro do país. Por isso, pensar na inclusão de todas as pessoas neste ambiente de aprendizado é essencial. Pensando nisto, o SENAI oferta o Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante), de […]

Publicado em 23/09/2020 às 07:30


A metodologia é aplicada no formato EAD, e é oferecida pelo SESI/SENAI

A educação é, e sempre será a chave para futuro do país. Por isso, pensar na inclusão de todas as pessoas neste ambiente de aprendizado é essencial.

Pensando nisto, o SENAI oferta o Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante), de forma gratuita para os trabalhadores registrados em qualquer empresa vinculada à área industrial.

A metodologia aplicada neste tipo de ensino é no formato EAD, sendo necessário frequentar apenas 20% da carga horária de forma presencial. Os 80% restantes são destinados para realização de atividades online.

Daniel Thiesen Horongoso, gerente executivo SESI/SENAI para o Vale do Itajaí, explica que nos últimos meses, devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus, os encontros presenciais estão suspensos, devido ao decreto estadual que impede as aulas presenciais, desta forma, os alunos estão participando totalmente à distância.

Oportunidade

Com a pandemia e a crise econômica que assola o país, muitos trabalhadores foram demitidos,e  com isso, perderam alguns benefícios que eram oferecidos pelas empresas.

Para minimizar a perda de tantos estudantes desta categoria, o SESI incluiu para o segundo sementre, cerca de 17 vagas gratuitas, por turma, para as pessoas que saíram das indústrias nos últimos 6 meses. Essa ação é válida até dezembro.

Reconhecimento

O aluno que efetua a matrícula no EJA profissionalizante, também participa do processo de RDS (Reconhecimento dos Saberes). Neste processo será avaliado os conhecimentos que os alunos já possuem, e se obtiverem um aproveitamento de, no mínimo, 70% nas competências, poderão eliminar áreas de conhecimento (Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), não sendo necessário participar das aulas das respectivas áreas.

Além disso, a proposta do EJA profissionalizante contempla a qualificação profissional do aluno. Sendo assim, o estudante participará de um curso de qualificação ofertada pelo SENAI, de forma gratuita.

Os principais cursos ofertados nos últimos anos são:

•         Assistente de controle de qualidade,

•         Controlador e Programador de Produção;

•         Assistente Administrativos

•         Operador de Informática

O tempo de conclusão dos estudos é de 13 meses letivos. Sendo o primeiro mês destinado para a realização do RDS e os demais meses para cursar o Ensino Médio. O curso é realizado durante o Ensino Médio, com duração média de 2 a 3 meses.

Inscrição

Para realizar a inscrição, basta encaminhar os seguintes documentos digitalizados ou entregá-los em um de nossos polos:

·         2 fotos 3×4

·         Identidade ou certidão de Nascimento/Casamento

·         CPF

·         Comprovante de Endereço

·         Histórico ou Certificado do Ensino Fundamental

·         Carteira de trabalho com vínculo empregatício ativo com uma indústria

As matrículas podem ser realizadas presencialmente no seguintes locais:

•         SENAI Blumenau: Rua São Paulo, 1.147 – Victor Konder

•         SESI Clínica: Rua Ângelo Dias, 72 – Centro

•         Complexo Esportivo do SESI: Rua Itajaí, 3434 – Vorstadt

Contatos para matrícula:

Cleiton Araujo – cleiton.araujo@sesisc.org.br  

Victoria Barro – victoria.barro@sesisc.org.br

Elen de Souza – elen.souza@sesisc.org.br