Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Duas Escolas bilíngues da rede municipal de ensino iniciam atividades em Blumenau.

Ações pedagógicas foram planejadas para a implantação gradativa do Ensino Fundamental nas unidades. A partir desta quarta-feira, dia 6, as duas unidades escolares da rede municipal de ensino de Blumenau que ofertarão ensino bilíngue iniciam as suas atividades. A Escola Básica Municipal EBM Professor Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista, e a Escola Municipal EM Erich Klabunde, localizada no Distrito da Vila Itoupava, em conjunto com a Secretaria de Educação (Semed), planejaram ações pedagógicas para a implantação gradativa do ensino fundamental nessas unidades escolares. As escolas começarão os trabalhos de forma gradativa, com o primeiro ano do ensino fundamental até atingir o 9º ano das unidades escolares. O objetivo do ensino bilíngue no município é disseminar o conhecimento e a cultura linguística. A escolha do alemão, no caso da EM Erich Klabunde, ocorreu pela história e pela colonização municipal, já do inglês na EBM Professor Fernando Ostermann, pelo reconhecimento como língua franca.   Foto: Eraldo Schnaider.

Publicado em 06/02/2019 às 10:48


Duas Escolas bilíngues da rede municipal de ensino iniciam atividades em Blumenau.
Ações pedagógicas foram planejadas para a implantação gradativa do Ensino Fundamental nas unidades.

Foto: Eraldo Schnaider

A partir desta quarta-feira, dia 6, as duas unidades escolares da rede municipal de ensino de Blumenau que ofertarão ensino bilíngue iniciam as suas atividades. A Escola Básica Municipal EBM Professor Fernando Ostermann, no bairro Boa Vista, e a Escola Municipal EM Erich Klabunde, localizada no Distrito da Vila Itoupava, em conjunto com a Secretaria de Educação (Semed), planejaram ações pedagógicas para a implantação gradativa do ensino fundamental nessas unidades escolares.

Foram realizadas diversas formações continuadas para os docentes, que contribuíram para a preparação destes profissionais dentro das perspectivas histórico cultural no ensino bilíngue. Além disso, foi feita a seleção de materiais pedagógicos para utilização em parceria com a Cambridge Assessment e Goethe Institut. Um curso para conhecimento do idioma com a Escola Técnica Cetelbras também foi oferecido para os funcionários. Outra iniciativa foi a organização de placas em línguas inglesa e alemã para identificação bilíngue dos diferentes espaços escolares.

As escolas começarão os trabalhos de forma gradativa, com o primeiro ano do ensino fundamental até atingir o 9º ano das unidades escolares. O objetivo do ensino bilíngue no município é disseminar o conhecimento e a cultura linguística. A escolha do alemão, no caso da EM Erich Klabunde, ocorreu pela história e pela colonização municipal, já do inglês na EBM Professor Fernando Ostermann, pelo reconhecimento como língua franca.

 

Assessor de Comunicação: Odair José da Silva