Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br

    Dia Mundial do Meio Ambiente marca o lançamento do Prêmio Gigantes da Ecologia 2017.

    Em uma noite festiva, apesar da chuva que caia incessantemente, foram apresentados os diversos projetos do Instituto Gigante da Ecologia. Mais de 120 pessoas, entre autoridades, empresários e outros, dia 05, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, prestigiaram a apresentação de alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Gigantes da Ecologia (IGE). Na ocasião, foi lançado o Prêmio Gigantes da Ecologia 2017 – 12 Feridas Ambientais do Planeta (ONU – Meio Ambiente). Entre os projetos apresentados constam o canal de TV Gigantes da Ecologia e III Fórum Brasileiro de Jornalistas de Mídia Eletrônica, Turismo e Meio Ambiente, que ocorrerá em setembro. Além disso, foi entregue aos presentes o livreto da série "Gigantes da Ecologia na Comunidade" sobre Áreas de Preservação Permanente (APPO Prêmio Gigantes da Ecologia, ação que inspirou a criação do Instituto, a cada edição tem selecionado temas específicos para o desenvolvimento de ações e práticas de educação ambiental de grande alcance.

    Publicado em 08/06/2017 às 11:42


    Dia Mundial do Meio Ambiente marca o lançamento do Prêmio Gigantes da Ecologia 2017.

    Foto divulgação

    Foto divulgação

    Em uma noite festiva, apesar da chuva que caia incessantemente, foram apresentados os diversos projetos do Instituto Gigante da Ecologia

    Mais de 120 pessoas, entre autoridades, empresários e outros, dia 05, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, prestigiaram a apresentação de alguns dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Gigantes da Ecologia (IGE).  Na ocasião, foi lançado o Prêmio Gigantes da Ecologia 2017 – 12 Feridas Ambientais do Planeta (ONU – Meio Ambiente). Entre os projetos apresentados constam o canal de TV Gigantes da Ecologia e III Fórum Brasileiro de Jornalistas de Mídia Eletrônica, Turismo e Meio Ambiente, que ocorrerá em setembro. Além disso, foi entregue aos presentes o livreto da série “Gigantes da Ecologia na Comunidade” sobre Áreas de Preservação Permanente (APPO Prêmio Gigantes da Ecologia, ação que inspirou a criação do Instituto, a cada edição tem selecionado temas específicos para o desenvolvimento de ações e práticas de educação ambiental de grande alcance. Na primeira edição foi abordada a preservação das florestas no projeto “Abraçando a Amazônia”, quando foram arrecadadas mais de 30 mil assinaturas para o Manifesto Amazônia para Sempre. Na segunda edição o tema foi “A Água é o Sangue da Terra”, que recebeu destaque na ANA – Agência Nacional de Águas, do Ministério do Meio Ambiente, pela amplitude do seu teor e por sua vinculação com a educação. O livro, com grande tiragem de exemplares, é acompanhado de um manual prático multidisciplinar voltado para professores.

    O lançamento do livro “12 Feridas Ambientais do Planeta” e outorga de prêmios para os casos práticos, com ações voltadas para o Meio Ambiente, selecionados pela comissão técnica do IGE, será durante uma noite festiva, no dia 21 de setembro, com a presença de jornalistas e especialistas no assunto. Posteriormente, os livros e manuais farão parte de amplo projeto de educação ambiental no Estado. O desafio do projeto é de envolver cerca de 100 mil pessoas, entre professores e alunos. A obra também será distribuída para formadores de opinião, bibliotecas e, posteriormente, será lançado na Feira do Livro do Louvre (Paris) e na Biblioteca da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

    O IGE abriu o período de inscrições para as empresas que tiverem interesse em inscrever cases de sustentabilidade para constarem no livro. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho pelo e-mail projetos@gigantesdaecologia.org. Uma comissão de técnicos do IGE fará a seleção dos melhores cases a serem publicados. Os cases poderão ser inscritos nas seguintes categorias: sociedade civil, empresas, iniciativas comunitárias, academia, órgãos públicos. O presidente do IGE, Gustavo Siqueira, explica que não há custos para as inscrições e premiações. A contrapartida das empresas e órgãos que participarem será na divulgação de projetos ambientais e aquisição de um número de livros, a combinar, que serão distribuídos gratuitamente à escolas e bibliotecas.

    PROJETOS

    TV

    A TV Gigantes da Ecologia é um canal com informação sustentável e notícias sobre sustentabilidade e preservação. Será veiculada no Youtube, redes sociais, além de emissoras locais. São programetes com entrevistas curtas, cerca de 3 minutos, sobre temas que fazem parte do Meio Ambiente.

    Fórum de Jornalistas

    O IGE também está coordenando a realização do Fórum Internacional de Jornalistas de Turismo, Mídia Eletrônica e Sustentabilidade, nos dias 22 e 23 de setembro, nas cidades de Blumenau e Pomerode, com a presença de jornalistas especialistas no tema e personalidades de renome nacional. Muitos participantes do Prêmio Gigantes da Ecologia estarão presentes também no fórum.

    Áreas de Preservação Permanente

    Como parte de suas ações de responsabilidade socioambientais, o IGE acaba de lançar o projeto Gigantes da Ecologia na Comunidade. Serão cinco livretos que abordarão conteúdos variados sobre o Meio Ambiente e sustentabilidade. O primeiro, realizado com o apoio técnico da FATMA (Fundação do Meio Ambiente) e da FURB (Universidade Regional de Blumenau), versa sobre um dos mais preocupantes problemas ambientais do Brasil – Áreas de Preservação Permanente (APP) e a prevenção de desastres ambientais através da responsabilidade de cada cidadão. Além da versão digital, o livreto, com a tiragem de 8 mil exemplares, é utilizado como material de apoio para diversas entidades e órgãos ambientais. A maior quantidade foi destinada a Defesa Civil de Blumenau e será utilizado em todas as ações até o final do ano.

    Missão Nova Iorque e horta modelo orgânica

    Em março deste ano voluntários do IGE e convidados estiveram em missão em Nova Iorque para conhecer cases de sustentabilidade. Além de agenda na ONU (Organização das Ações Unidas), a comitiva teve a oportunidade de ter acesso a uma série de projetos de gestão socioambiental eficaz que serão apresentados também.  Ainda no mesmo evento e com expertise da Missão em Nova Iorque, o IGE vai anunciar a doação da 1ª Horta Orgânica Modelo para a Comunidade Nova Esperança. O espaço será anexo a EEB Hermann Hamann e servirá de modelo para o Estado de Santa Catarina.

    Instituto

    O Instituto Gigantes da Ecologia (IGE) é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem por objetivo desenvolver projetos para sensibilizar as pessoas com relação às suas responsabilidades individuais e coletivas, no que tange às questões ambientais. As metas do IGE para 2017 são ambiciosas, contemplando ações junto às escolas, associações de moradores, empresas e entidades, com o intuito de pavimentar um amanhã seguro para o planeta. Com isso, conta com o apoio de parceiros que ajudam no desenvolvimento dos projetos.

    Link Livreto APP:

    https://issuu.com/igeecojornal/docs/2266.1-cartilhas_app-v6

    Link EcoJornal Gigantes da Ecologia:

    https://issuu.com/igeecojornal/docs/ige_ecojornal