Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Dezembro verde, o acesso à informação pode contribuir para diminuição dos índices contra abandono de animais

Alunos de Blumenau montam cartilha para promover informação sobre adoção responsável de pets. É muito comum encontrar nos lares brasileiros cães ou gatos. Mas será que todos os tutores conhecem as informações básicas sobre cuidados, bem estar dos animais? Segundo pesquisa realizada pelo instituto Pet Brasil, o país possui 172.083 animais abandonados sobre tutelas de […]

Publicado em 10/12/2021 às 07:30


Alunos de Blumenau montam cartilha para promover informação sobre adoção responsável de pets.

É muito comum encontrar nos lares brasileiros cães ou gatos. Mas será que todos os tutores conhecem as informações básicas sobre cuidados, bem estar dos animais? Segundo pesquisa realizada pelo instituto Pet Brasil, o país possui 172.083 animais abandonados sobre tutelas de abrigos. Muitos abandonos e devolutivas de animais ocorrem pela falta de informação do tutor e o dezembro verde é o mês de campanha de conscientização contra abandonos e maus tratos de animais.

Pensando nisso, foram desenvolvidas duas cartilhas, uma para cães e outra para gatos com diversas informações, como por exemplo, descobrir se você está apto para uma adoção ou quais alimentos são proibidos para pets. Para desenvolver o conteúdo, o trabalho contou com entrevistas em entidade de adoção animal, com profissionais de medicina veterinária e adestrador de cães.

Para entender como o problema de abandono afeta a cidade, foram realizadas diversas conversas entre uma delas a veterinária Dafiny Ferreira dos Santos que cita “parece que você está secando gelo”, pois os abrigos estão sobrecarregados e por mais que ocorra adoção, o abandono é maior, acontecendo um ciclo entre adoção e abandono. O atual vereador de Blumenau, Bruno Cunha apoiou o projeto, concedendo entrevista e divulgação, o mesmo cita “uma importante cartilha de proteção animal (…) muito interessante que pode ser abordada como educação ambiental.”

Sobre o projeto:

O projeto Adoção para Sempre foi criado por quatro alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unisociesc Blumenau como Projeto Experimental de Conclusão de Curso. O propósito é levar informação a tutores ou futuros tutores para que aconteça uma adoção responsável dos pets, evitando maus tratos ou abandono, assim diminuindo os animais que estão nas ruas. Foram realizadas conversas com profissionais da área para criar um conteúdo completo e com credibilidade. O formato gráfico também é descontraído e atual.

Você pode acessar as cartilhas através do link: https://linktr.ee/Adocaoparasemprebnu