Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Descarte adequado dos resíduos e limpeza da caixa de gordura são medidas eficazes contra os entupimentos

A famosa expressão popular “tudo o que vai, um dia volta” pode exemplificar de modo bastante realista o sistema de esgoto dos municípios. Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por lixo descartado em local inadequado. Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel […]

Publicado em 21/01/2022 às 08:00


A famosa expressão popular “tudo o que vai, um dia volta” pode exemplificar de modo bastante realista o sistema de esgoto dos municípios. Casos de entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto são, na maioria das situações, provocados por lixo descartado em local inadequado. Sabe aquele resto de comida que foi jogado na pia da cozinha? E aquele papel higiênico descartado pelo vaso sanitário? Tem ainda o óleo vegetal que, em vez de ser reaproveitado, foi lançado no ralo. Todos estes resíduos que, em algum momento, foram destinados para a rede de esgoto, retornarão trazendo algum tipo de problema, seja entupimento das ligações ou das redes, extravasamento das tubulações ou até retorno de esgoto para dentro dos imóveis.

A concessionária BRK, responsável pelos serviços esgotamento sanitário em Blumenau, alerta para alguns cuidados que a população deve ter para evitar transtornos com a rede de esgoto. No município, a empresa mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes. No ano de 2021 foram limpos 146 quilômetros de redes; extensão 2,5 quilômetros superior a limpeza ocorrida em 2020. E, apesar do foco da concessionária no trabalho preventivo, só em 2021 foram prestados 473 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos; uma média de 19,70 casos por mês na cidade. “Mesmo intensificando as ações de manutenção preventiva, ainda assim o uso correto do sistema de esgoto deve ser um hábito e, principalmente, um compromisso de todas as pessoas. A maneira como cada indivíduo utiliza o sistema de esgoto reflete diretamente em sua estrutura e pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente quando utilizado de forma incorreta”, esclarece o gerente de operações da BRK, Francisco Wessner.

Ele informa ainda que, durante o trabalho de limpeza das redes e das ligações de esgoto, os materiais mais encontrados são resíduos sólidos, como fio dental, papel, brinquedos, latinhas de cerveja ou refrigerante, absorventes, peças plásticas e gordura proveniente do descarte do óleo de cozinha pelos ralos das pias. Para evitar a obstrução das redes, Francisco orienta que as pessoas não joguem lixo e óleo de cozinha pelas instalações sanitárias das casas, ou seja, pelos ralos, pias e vasos sanitários de qualquer parte da casa. “Esgoto não é lixo”, ele reforça.

Orientações

·         Para evitar transtornos com as tubulações de esgoto dentro dos imóveis, a recomendação é fazer uso das caixas de gordura e mantê-las sempre limpas.

·         Se possível, a caixa de inspeção deve ser acessível, para identificar com mais facilidade problemas no esgotamento e para realizar a manutenção das ligações de esgoto. 

·         Os clientes devem manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial.

·         O óleo de fritura, depois de utilizado no preparo dos alimentos, deve ser armazenado em garrafas plásticas e destinado a reciclagem. Em Blumenau há locais que recolhem o resíduo e destinam para empresas que o adotam como matéria-prima.

Os entupimentos das redes e ligações de esgoto, além de causarem prejuízos como transbordamento em vias públicas e riscos ao meio ambiente, também podem contribuir para a proliferação de doenças. Deste modo, a conscientização coletiva sobre o tema é fundamental.

A BRK incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto. Acesse https://blog.brkambiental.com.br/esgoto-nao-e-lixeira/ para mais informações.

BRK em Blumenau

A BRK Ambiental é uma das maiores empresas privadas de saneamento do Brasil. Mantém investimentos em mais de 100 municípios do país, disponibilizando serviços que beneficiam mais de 16 milhões de pessoas, de norte a sul do Brasil. Em Blumenau, nos últimos 11 anos, após a concessão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto para a BRK Ambiental, a cidade está com mais de 400 quilômetros de redes em operação em 21 dos 35 bairros. Cerca de 19 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente e os resultados são atestados por meio de dados acompanhados no programa de análise de córregos e rios do município, que aponta a melhoria de mais de 87% relacionada à qualidade das águas em ribeirões que já possuem, total ou parcialmente, o sistema público de esgotamento sanitário.

Contato com a BRK Ambiental

Em caso de dúvidas, a BRK Ambiental possui canais gratuitos de atendimento, o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sac-blumenau@brkambiental.com.br.

BRK AMBIENTAL
ETE Fortaleza – Rua Adolfo Radunz, 380
ETE Garcia – Rua Lions Clube, 139
SAC: 0800 771 0001 | sac-blumenau@brkambiental.com.br

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Inteligência em Comunicação e Conteúdo

Fotos Divulgação.