Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

“Dança da Inclusão” marca abertura do Parajesc 2019 em Maravilha.

Mesmo com a fria noite desta quinta-feira, 4, mais de 400 pessoas entre público e as 38 delegações representantes dos municípios catarinenses que participarão da décima edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) estiveram presentes no Ginásio Municipal Carlos Alberto Begrow (Tomatão), em Maravilha, para a abertura oficial do evento. Entre as autoridades, acompanharam […]

Publicado em 05/07/2019 às 11:50


Foto: Heron Queiroz/Fesporte.

Mesmo com a fria noite desta quinta-feira, 4, mais de 400 pessoas entre público e as 38 delegações representantes dos municípios catarinenses que participarão da décima edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) estiveram presentes no Ginásio Municipal Carlos Alberto Begrow (Tomatão), em Maravilha, para a abertura oficial do evento. Entre as autoridades, acompanharam o ato a vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr, a prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner; e o presidente da Fesporte, Rui Godinho.

Daniela Reinehr destacou a superação dos atletas paradesportivos, que já chegam ao evento como vencedores. “Ninguém sairá daqui sem ser tocado pela bravura e pela coragem de nossos atletas” disse ela. A vice-governadora aproveitou para anunciar o repasse de R$ 141 mil e disponibilização de 24 professores para a Apae de Maravilha.

Rosimar Maldaner deu boas-vindas aos participantes e fez agradecimento pela escolha do município para sediar o evento, que deixará um legado de inclusão. “Queremos deixar Maravilha mais acessível para pessoas especiais, que precisam de um olhar diferente e condições para ter liberdade e mobilidade”, completou a prefeita.

Rui Godinho destacou o envolvimento do governo do Estado pelo paradesporto. “Essa gestão está realmente preocupada com a inclusão. Queremos atender esses atletas da melhor forma, para que se sintam cada vez mais incluídos na sociedade ”, disse ele. O presidente da Fesporte ainda apresentou o protótipo do pódio adaptado ao paradesporto e falou das medalhas com inscrições em Braille. O presidente da Fesporte ainda aproveitou para fazer homenagens aos profissionais e autoridades envolvidos com a realização do evento, com entrega de troféus de honra ao mérito.

A condução do fogo simbólico e acendimento da pira ficou com o atleta Leandro Cibulski, primeiro do ranking nacional do lançamento do dardo paralímpico e recordista na modalidade. Já o juramento foi pronunciado pelo atleta Gabriel Erbetz, bicampeão dos Parajesc na provas de 75m e 250m rasos e no salto em distância. 

A cerimônia foi encerrada com a coreografia “Dança da Inclusão”, apresentada pelo grupo da Apae de Maravilha. As competições acontecem nesta sexta-feira e sábado, 5 e 6. O evento é uma promoção do Governo do Estado, realizado por intermédio da Fesporte, em parceria com o Município de Maravilha.

Informações adicionais para a imprensa:
Heron Queiroz – Assessoria de Imprensa.
Foto: Heron Queiroz/Fesporte.