Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Curso, kit educativo e jogo online por aplicativo: iniciativas da Viacredi reforçam a importância da educação financeira desde a infância

Maior cooperativa de crédito do país ampliou as ações digitais para o público jovem e infantil no período da pandemia e está levando para o ambiente online ações que aconteciam nas escolas das regiões de atuação  Desde que foi fundada, há 69 anos, a Viacredi trabalha para levar inclusão, educação e cidadania financeira para vida das pessoas. […]

Publicado em 15/10/2020 às 12:24


Divulgação

Maior cooperativa de crédito do país ampliou as ações digitais para o público jovem e infantil no período da pandemia e está levando para o ambiente online ações que aconteciam nas escolas das regiões de atuação 

Desde que foi fundada, há 69 anos, a Viacredi trabalha para levar inclusão, educação e cidadania financeira para vida das pessoas. Há várias décadas, a cooperativa se aproximou de escolas e projetos que atendem a jovens e crianças, com programas lúdicos que incentivam uma boa relação com o dinheiro desde a infância. Os programas alcançaram milhares de famílias em todas as regiões de atuação da cooperativa.

Com o cenário de distanciamento físico provocado pela pandemia e a suspensão das aulas presenciais, a Viacredi está se esforçando cada vez mais para levar essas atividades para o ambiente digital. O objetivo dessa transformação é, além de seguir atendendo as crianças que já eram impactadas pela ação, ampliar o número de famílias e educadores com acesso a essas informações. 

No mês do Dia da Criança, novas ações e conteúdos estão sendo realizados. Conheça alguns deles:

CooperaEduca: interação e introdução a conceitos

Desenhos, músicas, karaokês e outras ferramentas de interação são usadas neste curso para introduzir alguns conceitos de cooperativismo e educação financeira para crianças a partir dos seis anos ou menores com apoio dos pais ou responsáveis. Todo o conteúdo está disponível para toda a comunidade no site do Progrid (www.progrid.coop.br). Valorizando a inclusão, o curso está disponível também em Libras. 

Para os pais ou responsáveis e professores que acompanharem as atividades das crianças, há uma área específica do curso que trata da abordagem dos temas, dicas para lidar com o assunto e ainda materiais a respeito deste assunto para download. 

CooperaCriança: 13 mil kits de brincadeiras serão distribuídos a crianças do 1º ao 5º ano

Todo mês de outubro a Viacredi participa de uma iniciativa idealizada pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras). O CooperaCriança tem como objetivo possibilitar um dia especial de educação, lazer e cultura para as crianças. Também por conta da pandemia, esse ano a ação será a distância: alunos de escolas receberão kits contendo lápis de cor, jogo da memória e livros de atividades. 

Trilha da Cooperação: a experiência positiva do offline levada para o celular

Entre as atividades de educação financeira que a Viacredi leva para as salas de aulas estão os jogos de tabuleiro. Além de proporcionar momentos divertidos, eles ainda fazem a inclusão de conceitos na rotina das crianças. Para levar essa experiência ao ambiente digital, a cooperativa lança nos próximos dias, em parceria com a Viacredi Alto Vale, o aplicativo do Trilha da Cooperação, um dos jogos que era aplicado nas atividades presenciais. 

Disponível para Android e iOS, o aplicativo é gratuito e pode ser baixado por toda a comunidade – inclusive quem ainda não é cooperado. Para gerar a integração e conhecimento, mesmo à distância, amigos que estiverem com o aplicativo instalado poderão jogar juntos no modo multiplayer. 

Sobre a Viacredi

Constituída em 1951, em Blumenau, a Viacredi está presente com 98 postos de atendimento em 21 municípios catarinenses e dois no Paraná. São mais de 600 mil cooperados e 1,5 mil colaboradores. Ao todo, são mais de R$ 7 bilhões de ativos, sendo a maior cooperativa de crédito do país. 

A cooperativa faz parte do Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito nos três estados do país. Para mais informações, acesse www.viacredi.coop.br.