Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

CPMA de Blumenau promove palestra para conscientizar infratores de trânsito do Vale.

O projeto Cidadania sobre Rodas, idealizado pela Coordenação Técnica Operacional das Centrais de Penas e Medidas Alternativas do Estado de Santa Catarina (CPMA’s) e desenvolvido pelas equipes técnicas, recebeu nesta semana no Fórum Central da comarca de Blumenau, uma palestra sobre o trabalho desenvolvido no CAPs AD III de Blumenau. ​Na cidade do Vale, as atividades do […]

Publicado em 17/03/2020 às 07:00


O projeto Cidadania sobre Rodas, idealizado pela Coordenação Técnica Operacional das Centrais de Penas e Medidas Alternativas do Estado de Santa Catarina (CPMA’s) e desenvolvido pelas equipes técnicas, recebeu nesta semana no Fórum Central da comarca de Blumenau, uma palestra sobre o trabalho desenvolvido no CAPs AD III de Blumenau.


Na cidade do Vale, as atividades do projeto da CPMA ocorrem desde 2018. São pessoas que cometeram algum delito de trânsito – como dirigir sem habilitação, sob efeito de bebida alcoólica ou efetuar direção perigosa – cuja uma das condições da suspensão condicional do processo das varas criminais ou acordo de não persecução do Ministério Público (MP), consiste na participação obrigatória no projeto da comarca. O número de encontros varia entre seis e 12, conforme determinação do Judiciário ou do MP. A participação no grupo se estende em forma de convite aos beneficiários da execução penal envolvidos em crime de trânsito e os encontros ocorrem na segunda terça-feira de cada mês.


No encontro de março, a psicóloga Zoraide Feuser e a psiquiatra Gleisy de Carvalho apresentaram o trabalho feito com dependentes e familiares no CAPs AD III.  Além de abordar o funcionamento do local, as profissionais explanaram a respeito do estigma da dependência química e alcoólica, a resistência em fazer o tratamento e as dificuldades enfrentadas e ofertaram uma perspectiva de reflexão, em que a pessoa possa retomar vínculos sociais e familiares. 


“Você pode até pensar neste momento, que isso não é para mim, que eu não preciso, mas tenho certeza que algo falado aqui hoje, vai tocar individualmente cada um de vocês”, garantiu a psiquiatra Gleisy de Carvalho em sua fala. “Apesar da resistência em falar sobre o tema, acredito que uma sementinha foi plantada aqui. Acredito que em algum momento eles vão lembrar do que dissemos aqui hoje”, complementou a psicóloga do CAPS AD III.


A psicóloga da CPMA em Blumenau, Shirlei Schumacher, ressalta a importância de trazer profissionais de diferentes áreas para conversar com os participantes. “É uma forma de ampliar o conhecimento e contribuir de diversas formas a conscientização destes motoristas. No próximo encontro vamos tentar trazer um bombeiro militar para conversar com eles”, reforça.

A Central de Penas e Medidas Alternativas é um programa da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e o Ministério Público de Santa Catarina.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau


Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros