Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Covid-19: Todas as doses da vacina passam a ser aplicadas sem agendamento em Blumenau

Até semana passada, cidadãos tinham que fazer o agendamento da terceira dose. A partir desta quarta-feira, dia 2, a Prefeitura de Blumenau acaba com a necessidade de agendamento para vacinação contra o Coronavírus – até semana passada, cidadãos tinham que fazer a reserva de vaga para a terceira dose. Com isso, a aplicação da primeira, […]

Publicado em 01/03/2022 às 09:15


Até semana passada, cidadãos tinham que fazer o agendamento da terceira dose.

A partir desta quarta-feira, dia 2, a Prefeitura de Blumenau acaba com a necessidade de agendamento para vacinação contra o Coronavírus – até semana passada, cidadãos tinham que fazer a reserva de vaga para a terceira dose. Com isso, a aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta dose ocorrerá sempre por ordem de chegada, em locais específicos.

Com a desaceleração da curva de casos de Covid-19 e consequente diminuição da demanda por atendimento nas unidades de saúde, a medida pôde ser adotada, o que facilitará ainda mais o acesso da comunidade ao imunizante.

Até esta segunda, dia 28, mais de 282 mil pessoas que vivem em Blumenau receberam a primeira dose da vacina, o que representa 78,1% da população. Destas, 270 mil completaram o esquema vacinal primário, que envolve dose única de Janssen ou duas doses das outras fabricantes, correspondendo a uma taxa de 74,6% de imunizados.

Importante lembrar que adultos (acima de 18 anos), que receberam duas doses de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca, precisam providenciar a terceira dose após quatro meses da última aplicação. Por sua vez, pessoas com mais de 12 anos imunocomprometidas, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses, devem providenciar a quarta dose.

Vacinação de adolescentes e adultos
A vacinação de pessoas com mais de 12 anos acontece nos Ambulatórios Gerais (AGs) e nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina ativa, cuja relação está disponível em blumenau.sc.gov.br/salasdevacina. Lembrando que, por medidas sanitárias, o AG da Fortaleza possui somente vacina da marca Pfizer.

Vacinação infantil
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h – com distribuição de senha até 18h30, no Centro de Pediatria da Policlínica, localizada no bairro Itoupava Norte.

No momento da vacinação, a criança deve estar acompanhada do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais – conforme modelo disponível em bit.ly/vacina5-11anos.

Foto e Fonte: Prefeitura de Blumenau