Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Coronavírus em SC: Boletim diário do Governo do Estado amplia informações com dados sobre ocupação de leitos de UTI

O Governo do Estado ampliou as informações disponíveis ao cidadão nos boletins epidemiológicos sobre Covid-19 e no site www.coronavirus.sc.gov.br. A partir desta terça-feira, 21, os catarinenses terão acesso diário a quantidade de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs), quantos utilizam respiradores e o número de pessoas que receberam alta para leitos de enfermaria, tanto […]

Publicado em 22/04/2020 às 08:28


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O Governo do Estado ampliou as informações disponíveis ao cidadão nos boletins epidemiológicos sobre Covid-19 e no site www.coronavirus.sc.gov.br. A partir desta terça-feira, 21, os catarinenses terão acesso diário a quantidade de pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs), quantos utilizam respiradores e o número de pessoas que receberam alta para leitos de enfermaria, tanto na rede privada quanto no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é facilitar o acesso aos dados relacionados às ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Santa Catarina.

Essas informações estarão no boletim epidemiológico diário disponibilizado no site www.coronavirus.sc.gov.br, assim como o percentual de leitos de UTI pelo SUS que está ocupado. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou um painel de Business Intelligence (BI) que permite acompanhar a abertura de novos leitos de UTI nas sete macrorregiões de saúde, conforme o planejamento anunciado no início do combate à pandemia.

Todas as informações estão disponíveis na aba “Transparência” do site do coronavírus. No painel, é possível filtrar as informações por macrorregião, hospital ou tipo de leito (adulto, pediátrico ou neonatal). Atualmente, há 1.091 leitos ativos no Estado, dos quais 281 foram abertos desde março. 

“É importante que o cidadão tenha a possibilidade de acesso a informações detalhadas e corretas. Já disponibilizamos dados sobre os casos, óbitos, despesas, documentos e, agora, facilitamos o acompanhamento do uso de leitos de UTI. A transparência é um valor que consideramos essencial”, afirma o governador Carlos Moisés.

As ferramentas foram desenvolvidas pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), Secretaria de Estado da Saúde e Controladoria-Geral do Estado, com o apoio do Núcleo Intersetorial de Inteligência de Dados e a parceria do Social Good Brasil. 

Fonte: Governo SC