Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

CORONAVÍRUS EM #BLUMENAU

Casos SuspeitosBlumenau registrou nesta terça-feira, 17, dois (2) novos casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19). Ao todo, o município soma doze (12) casos suspeitos, sendo que dois (2) deles foram descartados. Assim, dez (10) casos seguem em investigação e aguardam o resultado dos exames. Todos os pacientes tiveram relato de viagem para países da Europa ou […]

Publicado em 18/03/2020 às 09:27


Casos Suspeitos
Blumenau registrou nesta terça-feira, 17, dois (2) novos casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19). Ao todo, o município soma doze (12) casos suspeitos, sendo que dois (2) deles foram descartados. Assim, dez (10) casos seguem em investigação e aguardam o resultado dos exames. Todos os pacientes tiveram relato de viagem para países da Europa ou contato com casos confirmados em outros estados.
A Prefeitura de Blumenau reforça que em casos de Pandemia, a determinação do Estado é de que apenas exames realizados pelos laboratórios oficiais (como o Lacen) são considerados válidos para detecção de casos positivos de Coronavírus.
Os pacientes dos casos novos, bem como os que já estavam em investigação, estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam as orientações de prevenção.

Cirurgias Eletivas
O Governo do Estado adiou, por meio de ofício circular, todos os procedimentos cirúrgicos eletivos a partir de 20 de março. Outros procedimentos, consultas e exames eletivos também estão adiados e, de acordo com o Estado, a decisão será revista conforme a necessidade.

Atendimento na Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) suspendeu as aulas e atividades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA) da rede pública de Blumenau a partir da próxima quinta-feira, 19.
A definição segue as orientações do Decreto Estadual nº 509, que suspende as aulas pelo período de 30 dias, antecipando o recesso escolar de julho.

Atendimento às crianças e adolescentes
As atividades/aulas realizadas pela Secretaria Municipal da Família (Pró-família) e pela Secretaria Municipal do Esporte (SME) voltados às crianças e adolescentes também estão suspensas a partir da próxima quinta-feira, 19, bem como as atividades no Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava.

Trânsito e Transporte
A Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb) está ampliando as medidas de higienização no transporte coletivo, terminais urbanos e terminal rodoviário. Os veículos de fretamento escolar e táxis também estão recebendo orientações para as ações em prevenção ao Coronavírus. 
Além disso, a Seterb está adequando, diariamente, a oferta de linhas no transporte coletivo, conforme a demanda de passageiros.

Turismo e Cultura
Por medida de segurança, os atendimentos nas Centrais de Atendimento ao Turista (CAT), Museus e visitas às Estações de Tratamento de Água estão suspensos.

Situação de emergência
A Prefeitura de Blumenau reforça que a cidade se mantém em Nível 1, ou seja, estado de alerta e sem casos positivos confirmados por laboratórios oficiais. Não há necessidade de pânico, nem de estocar alimentos, itens de higiene e limpeza, entre outros artigos. O ideal é evitar a circulação desnecessária, em especial entre os grupos de risco.