Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos
  • Eventos
  • Festival da Cerveja
  • Turismo

Concurso Brasileiro de Cervejas começa neste sábado em Blumenau.

Neste sábado, dia 5 de março, 54 jurados do Brasil e do exterior começam a degustar e avaliar rótulos de bebidas de todo o país. O concurso inicia às 8h e segue até o fim da tarde no Eisenbahn Biergarten, na Vila Germânica. As vencedoras de cada estilo e a The Best of Show, a cerveja mais bem avaliada entre todas, serão conhecidas na próxima terça-feira, dia 8, em uma cerimônia de premiação. O Concurso Brasileiro de Cervejas acontece de 5 a 8 de março e engloba a programação do Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorre de 9 a 12 de março. Mais informações no site www.festivaldacerveja.com

Publicado em 04/03/2016 às 12:23


Concurso Brasileiro de Cervejas começa neste sábado em Blumenau. Neste sábado, dia 5 de março, 54 jurados do Brasil e do exterior começam a degustar e avaliar rótulos de bebidas de todo o país. O concurso inicia às 8h e segue até o fim da tarde no Eisenbahn Biergarten, na Vila Germânica.

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Foto de Jaime Batista (Blog do Jaime)

Um dos mais importantes concursos de cerveja do mundo está chegando. Neste sábado, dia 5, 54 jurados do Brasil e do exterior começam a degustar e avaliar rótulos de bebidas de todo o país. O concurso inicia às 8h e segue até o fim da tarde no Eisenbahn Biergarten, na Vila Germânica. As vencedoras de cada estilo e a The Best of Show, a cerveja mais bem avaliada entre todas, serão conhecidas na próxima terça-feira, dia 8, em uma cerimônia de premiação.

 

A quarta edição do evento bateu um recorde de inscrições com relação ao ano passado. São 1.469 rótulos inscritos, um acréscimo de 73% comparado com 2015, quando se inscreveram 874. O número de cervejarias também apresentou um aumento considerável. Nesta edição serão 222 cervejarias participando do concurso, um acréscimo de 63% com relação ao ano passado.

 

Além da grande quantidade de cervejas inscritas, o concurso também traz novidades. Uma delas é a inclusão da Categoria Experimental, que são aquelas cervejas que ainda não foram lançadas pela cervejaria, porém estão devidamente registradas. Ao todo, 158 cervejas estão inscritas nessa categoria. Estas cervejas serão avaliadas pelos jurados junto com as demais inscritas.

 

Outra novidade é a categoria Cerveja Brasileira (Brazilian Beer Style), um estilo criado pela comissão organizadora para valorizar a grande variedade de ingredientes brasileiros que podem ser adicionados à cerveja. Foram registradas 28 inscrições nesse quesito. Já para o the Best of Show, a melhor entre todos os estilos, 487 cervejas estão inscritas.

 

“As novidades, como, por exemplo, a adição da categoria Cerveja Brasileira e o recorde de inscrições de rótulos para este ano, garantem ainda mais credibilidade para o Concurso Brasileiro de Cervejas. Com certeza estamos entre os cinco mais importantes concursos de cerveja do mundo”, conta  Amanda Reitenbach, da Science of Beer, responsável pela organização técnica.

 

O grupo de jurados também é um diferencial do concurso. São 54 profissionais especializados no assunto, com amplo conhecimento no mercado cervejeiro. Do total, 17 são do exterior de diversos países da América do Sul e Europa. Um dos especialistas é Simonmattia Riva, campeão mundial do Campeonato de Sommelier de 2015. É sommelier de cerveja pela Doemens Akademie e jurado internacional do European Beer Star.

 

O concurso conta ainda com a parceria da Escola Superior de Cerveja e Malte, sediada em Blumenau. Desde a última semana, alunos e profissionais de instituição auxiliam da separação e organização das quase 15 mil garrafas de cerveja. “O mercado cervejeiro se prepara o ano inteiro para o concurso. É um grande estímulo para as cervejarias melhorarem o seu produto e buscarem medalhas. Umas das premiações significa, além de reconhecimento, um incremento de vendas e visibilidade para as cervejarias e para a toda a cadeia de produção”, destaca o diretor da Escola Carlo Enrico Bressiani.

 

O Concurso Brasileiro de Cervejas acontece de 5 a 8 de março e engloba a programação do Festival Brasileiro da Cerveja, que ocorre de 9 a 12 de março. Mais informações no site www.festivaldacerveja.com.

 

Assessor de Comunicação: Felipe Rodrigues