Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Começa a Quaresma para os católicos. Hoje também tem a missa de Quarta-feira de CINZAS e começa a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 tem por tema: "Casa Comum - Nossa Responsabilidade" e por lema: "Quero ver o direito brotar como fonte e a justiça correr qual riacho que não seca" (Am 5,24). Hoje tem a missa de quarta-feira de cinzas nas igrejas católicas de Blumenau.

Publicado em 09/02/2016 às 11:51


Começa a Quaresma para os católicos. Hoje também tem a missa de Quarta-feira de CINZAS e começa a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

campanha da fraternidade 2016

Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 oficial com letra

 

MISSA NA CATEDRAL NO CENTRO DE BLUMENAU NESTA QUARTA FEIRA DIA 10/02 QUARTA DE CINZAS:
08H
12:15H
16:30H
19:00H

 

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Dom Rafael Biernaski, bispo Diocesano de Blumenau, representando a Igreja Católica Apostólica Romana – ICAR; Pastor Milton Jandrey, representando a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB – Sínodo Vale do Itajaí, e o Pastor Carlos Kracke, representante da Igreja Evangéllca Luterana do Brasil – IELB – Paróquia Bom Pastor, Blumenau. Pe. João Bachmann e Pe. Raul Kestring do setor de comunicação da Diocese de Blumenau, estiveram atendendo a imprensa para falar da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.

 
Em Blumenau, nos preparamos para uma Celebração Ecumênica de Abertura da Campanha, agendada para o próximo dia 14 de fevereiro, Domingo, às 17h00, na Catedral São Paulo Apóstolo.

A mesma celebração será gravada pela TV Furb e exibida às 19h do mesmo dia 14. Igualmente a Rádio Arca da Aliança transmitirá, ao vivo, toda a celebração.

O que significa a Quarta-feira de Cinzas:
A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data com especial significado para a comunidade cristã. A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

A origem deste nome é puramente religiosa. Neste dia, é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus. Assim como Jesus se sacrificou na cruz, aquele que crê também pode fazer um sacrifício, abstendo-se de uma coisa que gosta, neste caso, a carne.

Fonte: http://www.significados.com.br/quarta-feira-de-cinzas/