Notícias de Blumenau | Boa noite! Quarta, 17 abril 2024
Pesquisar
Close this search box.
07 dez, 2021

Caps de Blumenau recebe veículo para atendimento exclusivo de pacientes. Os quatro serviços de Saúde Mental atendem em média 7 mil usuários mensalmente.

Destaques

Durante o período mais critico da pandemia de Covid-19, o morador do bairro Salto do Norte, Jefferson Borgonovo, 42 anos, recebeu atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em casa. Sem condições de ir até o serviço, ele recebeu acompanhamento e medicações em sua residência. Agora, com a aquisição de um veículo novo pela Prefeitura de Blumenau, outros usuários na mesma condição também poderão ser beneficiados.

A busca pelo serviço em domicilio aumentou consideravelmente durante a pandemia de Covid-19, quando as pessoas tiveram que manter o isolamento social e por diversos motivos não conseguiam chegar até o serviço. Em 2019, entre os meses de janeiro a agosto foram realizadas 270 visitas. Em 2020, no mesmo período, o número saltou para 1.090 visitas – o que representa um aumento de 300% na demanda por atendimentos.

“A equipe do Caps trazia os medicamentos necessários para eu continuar meu tratamento. Além disso, eu recebia materiais para fazer trabalhos manuais como pintura e tapetes. Esse acompanhamento foi muito importante porque me senti acolhido e tem dado resultado no meu tratamento”, afirma Jefferson.

Com aquisição de um veículo com recursos para o enfrentamento à pandemia, a equipe multiprofissional pode continuar fazendo as visitas aos usuários. Além de servir para o deslocamento dos profissionais da saúde, o automóvel também é utilizado para levar os medicamentos e kits de materiais utilizados durante os atendimentos.

O prefeito Mário Hildebrandt reafirma o compromisso da gestão. “O trabalho do gestor público é dar a condição das pessoas acessarem o serviço. E é isso que o nosso governo faz todos os dias. Agora, com esse investimento, muitas outras pessoas como o Jefferson, poderão continuar recebendo atendimento de qualidade que o Caps oferece em Blumenau”, afirma.

O secretário de Promoção da Saúde (Semus) Winnetou Krambeck destaca a ampliação do serviço. “O trabalho já vinha sendo feito e pôde ser intensificado durante pandemia, para dar suporte aos pacientes das unidades do Caps. Agora, com um veículo novo, os profissionais da saúde conseguem entregar ainda mais qualidade aos atendimentos nos casos em que os usuários não podem sair de casa”, salienta.

Pacientes dos quatro serviços de Saúde Mental da Prefeitura de Blumenau estão sendo beneficiados. O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Serviço de Atenção em Saúde Mental (SAS), são responsáveis por atender em média 7 mil pacientes mensalmente somados os quatro serviços, após serem encaminhados pelas unidades de saúde.

Como acessar o serviço:
Os usuários devem buscar atendimento na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG) para avaliação com profissional de saúde que, fará o encaminhamento para atenção especializada, em caso de necessidade.

Confira os endereços e contatos das unidades:

CAPSi
Rua Alfredo Gunther, 73 – Vila Nova
Tel.: (47) 3381.7393

CAPS II
Rua Norberto Seara Heusi, S/N – Escola Agrícola
Tel.: (47) 3381.6906

CAPS AD III
Rua Hermann Hering, 766 – Bom Retiro
Tel.: (47) 3381.6888

SAS
Rua Uruguai, 162 – Ponta Aguda
Tel.: (47) 3381.6795

Divulgação
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo:
Últimas Notícias

Atendimento descentralizado da Praça do Empreendedor chega ao Garcia. Servi...

Prepare-se para uma noite épica!

Motociclista morre em grave acidente na BR-470, em Blumenau. E foi encontra...

Neumarkt Shopping promove painel informativo sobre autismo na fase adulta. ...

Últimos Vídeos

AO VIVO A SANTA MISSA E NOVENA NESTE DOMINGO, DIA 14/04/24 ÀS 19h.

2530 visualizações • 3 dias atrás

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.