Whatsapp
   jaimebnu@terra.com.br
  • Diversos

Campo de concentração ou colônia de férias: como alcançar o formato ideal de liderança?

Um bom líder é peça determinante para o sucesso de uma equipe e, consequentemente, de uma organização. Logo, muito se tem falado sobre lideranças de sucesso em reuniões, conversas do dia a dia, artigos, sites e blogs. A questão é que, mesmo com tantas informações, treinamentos e conhecimentos compartilhados, ainda é comum em várias empresas […]

Publicado em 09/09/2019 às 05:20


Foto: Divulgação.

Um bom líder é peça determinante para o sucesso de uma equipe e, consequentemente, de uma organização. Logo, muito se tem falado sobre lideranças de sucesso em reuniões, conversas do dia a dia, artigos, sites e blogs. A questão é que, mesmo com tantas informações, treinamentos e conhecimentos compartilhados, ainda é comum em várias empresas formatos de liderança ultrapassados, que não dão resultado. Para contextualizar, você já ouviu falar nas lideranças campo de concentração e colônia de férias? Campo de concentração é aquela em que o líder é um general, diz exatamente o que, quando e como o liderado deve realizar suas atribuições, sem motivos, lógica ou explicação do porque das atividades. “Essa liderança é feita na base de ordens, as pessoas se acostumam a receber instruções e serem cobradas. A falta de prazo, organização e proatividade da equipe faz com que o líder pareça aquela criança no banco de trás do carro perguntando a todo momento se o destino final já chegou: “E aí, já está pronto?”, “Já terminou?””, explica a especialista em estratégia e gestão da Effecta, Janaina Manfredini. Do outro lado, está a colônia de férias, aquela liderança em que tudo é colorido, bonito e alegre, o líder é amável e todos gostam dele. “Nesse formato, o líder quer agradar toda a equipe e não se fala sobre performance e resultados, não existe uma rotina de gestão, uma conversa sobre os andamentos da empresa, cada um faz o que quer”, completa Janaina.

Para a especialista, nenhum dos extremos entregam bons resultados, é preciso encontrar o meio termo, engajar a equipe e criar métodos e gerenciamentos que façam a demanda funcionar. Como se encontrar como líder? Qual é indicador de um bom líder e como alcançar esse patamar? As respostas desses questionamentos fazem parte do Liderança Transformacional, treinamento promovido pela Effecta e que está com inscrições abertas. “Com mais de 600 líderes formados, o Liderança Transformacional é muito mais que um dos nossos programas. É parte da nossa história. Assertivo e dinâmico, o treinamento comportamental promove um alto grau de autoconhecimento, com objetivo e metas pessoais e profissionais. Desenvolve pessoas para se tornarem Líderes Transformacionais, capazes de liderar e desenvolver equipes de alta performance”, ressalta a Janaina. O treinamento será em três encontros, nos dias 13, 20 e 27 de setembro, em Blumenau (SC). Mais informações sobre o Liderança Transformacional e as inscrições no site da Effecta, pelo telefone (47) 3234-0776 ou no e-mail effecta@effectacoaching.com.br.

Foto: Divulgação.