- Diversos
Câmera, vídeo e ação: Projeto Abraço a Distância usa a tecnologia para desenvolver atividades com alunos da Pró-família. Medida está sendo realizada com crianças, adolescentes e idosos que estão em isolamento.
Após as aulas da Secretaria da Família (Pró-família) serem suspensas devido à pandemia do COVID-19, um novo método começou a ser utilizado para que os alunos continuassem recebendo as atividades. A solução encontrada veio com a ajuda da tecnologia, por meio do Projeto Abraço a Distância. Desde o fim de março, crianças, adolescentes e idosos […]
Publicado em 07/05/2020 às 04:03

Após as aulas da Secretaria da Família (Pró-família) serem suspensas devido à pandemia do COVID-19, um novo método começou a ser utilizado para que os alunos continuassem recebendo as atividades. A solução encontrada veio com a ajuda da tecnologia, por meio do Projeto Abraço a Distância. Desde o fim de março, crianças, adolescentes e idosos recebem vídeos via WhatsApp com os conteúdos para que possam ser executados em casa.
A medida tem o objetivo de restabelecer um elo entre alunos e professores, além de fazer com que eles continuem com as atividades, mesmo em isolamento, gerando distração e bem-estar aos participantes.
Para que a ação fosse executada, o primeiro passo foi dado pelos professores, que entraram em contato com os alunos. Desta forma foi verificada a necessidade e o potencial de cada um, para que o conteúdo adequado fosse criado. Inicialmente, os vídeos eram produzidos pelos professores em suas casas, mas diante da capacidade da secretaria de oferecer espaço e recursos, as aulas começaram a ser gravadas em um estúdio montado no próprio prédio da Pró-família. Assim o espaço fica disponível para agendamento e posteriormente a videoaula é editada e então encaminhada.
Com um engajamento de 90% dos alunos, tanto jovens, quanto idosos, hoje a secretaria já considera o Projeto um sucesso. Ela ainda tem monitorado o trabalho de videoaulas em mais de cem grupos, divididos em diversas aulas, entre elas música, dança, ginástica, artes, jiu jitsu e muitas outras
Assessor de Comunicação: Odair José da Silva
Foto: Divulgação.